Público do Verão Massayó descartou mais de 8 toneladas de materiais recicláveis

Descartes foram recolhidos por cooperativas parceiras que atuaram durante o primeiro final de semana do evento; trabalho garante renda extra a 160 famílias e mantém local limpo e confortável

Cooperativas recolhem mais de 8 toneladas de recicláveis durante e após os shows. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

O trabalho das cooperativas parceiras da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) no primeiro final de semana do Verão Massayó deu a destinação correta para mais de 8 toneladas de recicláveis. A atividade, que faz parte do Projeto Coleta Seletiva é Massa, sucesso também em outros grandes eventos da Prefeitura, gera renda extra para mais de 160 famílias de cooperados.

A quantidade de material recolhido é reflexo do árduo trabalho das cooperativas Cooplum, CoopMundaú e Cooprel Benedito Bentes, que ficaram responsáveis pelo serviço na sexta, no sábado e no domingo, respectivamente. Entre os materiais mais coletados estavam as garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral.

Carla Medeiros, uma das maceioenses que aproveitou as atrações do Verão Massayó, diz que a iniciativa da Prefeitura ajuda a ativar a consciência de preservação do meio ambiente.

“Creio que a ação realizada pela Prefeitura tem o intuito de trazer benefícios não só para os dias de hoje, mas também para o futuro. Além disso, essa atividade gera uma renda extra para os trabalhadores e deixa as pessoas mais conscientes de suas obrigações com o material reciclável”, afirmou.

Anita Wanderley da Silva, que trabalha na cooperativa de material reciclado há mais de 3 anos, destacou a importância do cuidado com o meio ambiente. “É muito importante esse cuidado com o nosso meio ambiente. Uma iniciativa muito boa que também gera emprego e renda pra gente”.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destaca a importância dessa participação, tendo em vista os benefícios gerados para as cooperativas e também para o meio ambiente.

“As cooperativas têm papel importante na limpeza de nossa cidade e isso nem sempre é valorizado. No Verão Massayó, a Prefeitura deu destaque e achou uma oportunidade delas contribuírem para que a festa fique ainda mais linda. Dessa forma, o meio ambiente agradece a destinação correta dos materiais que é feita pelos catadores e essa ação ainda ajuda a sustentar mais de 160 famílias envolvidas”, disse.

O prefeito JHC prestigiou o trabalho realizado pelas cooperativas durante o festival. Foto: Secom Maceió

Além do trabalho com as cooperativas, a Autarquia também preparou um esquema especial para a limpeza antes, durante e depois de cada dia de shows, onde mais de 120 garis estão atuando na manutenção da limpeza do ambiente. Após o fim de cada dia, os agentes fazem a higienização, com o apoio de caminhões pipa e compactadores, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

“Mesmo com o recolhimento dos recicláveis, muito material ainda está sendo encaminhado para o aterro. É uma quantidade enorme de lixo gerado, e isso precisa ser repensado por cada gerador, adotando um copo durante os eventos ou procurando um local que seja adequado para o descarte”, completou a diretora.

CoopMundaú

Uma das cooperativas que ganharam a oportunidade de participar do Projeto Coleta Seletiva é Massa é a CoopMundaú. O nascimento desta cooperativa, em especial, foi um incentivo da gestão JHC, gerando empregos e renda para as pessoas que residem no Vergel do Lago. A cooperativa também está inclusa na ampliação, feita em maio do ano passado, que alterou a coleta seletiva de 16 para 50 mil residências em Maceió.

Lixeira Gigante

Sucesso no Verão Massayó do ano passado, a Lixeira Gigante está de volta com o objetivo de educar ambientalmente a população no momento de diversão. Ao participar da brincadeira, as pessoas tentaram acertar a abertura e realizar o descarte correto de recicláveis na lixeira. Após o êxito, os participantes ganharam brindes.

Novidade

Com a chegada do verão, as praias de Maceió se mostraram um dos destinos mais procurados do país. Pensando nisso, a Autarquia trouxe uma nova tecnologia, inaugurada no Festival Verão Massayó, capaz de transformar uma garrafa de vidro em areia em apenas 3 segundos. Com isso, a Prefeitura evita que diversas toneladas do material sejam destinadas ao aterro, aumentando a vida útil do local.

Secom Maceió