Centro de alto rendimento receberá atletas do interior de Alagoas e de estados nordestinos
O governador em exercício, Ronaldo Lessa, se reuniu nesta quarta-feira com o representante da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Alagoana de Voleibol, Gustavo Toroca, e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fernando Tourinho, para discutir a criação de um centro de treinamento para a formação de atletas de vôlei de alto rendimento em Alagoas, que atenderá também a região Nordeste. O objetivo do encontro, que aconteceu no Tribunal de Justiça, foi buscar o apoio do governo estadual para a realização do projeto. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Marechal Deodoro, Geraldo Lessa, também participou do encontro.
“Nós vimos aqui com o vice-governador Ronaldo Lessa, com o presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Tourinho, pedir o apoio deles para que, junto ao governador do Estado, Paulo Dantas, a gente faça esse centro de treinamento. Nós iremos trabalhar com a formação de atletas de alto rendimento; iremos trazer atletas que tenham uma predisposição de ser um bom atleta de voleibol do interior e dar todo o apoio aqui a eles de alimentação, estudo e treinamento. O nosso intuito é que, a médio prazo, a gente tenha excelentes jogadores despontando a nível nacional”, afirmou Toroca.
Segundo Toroca, o governador Paulo Dantas já havia cedido o ginásio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), no bairro do Poço, para o projeto. O intuito agora é reformar o equipamento e criar um alojamento e um refeitório para dar estrutura aos atletas que vem do interior.
O governador em exercício destacou a importância do esporte na sua vida e na formação de gerações. “Eu tenho dito que o esporte foi a primeira oportunidade de exercitar a liderança, fazer alguma coisa com o conjunto. A gente não está apenas competindo, está formando gerações. Então, temos a sorte de ter o presidente do Tribunal de Justiça, que é ex-atleta, o filho do Toroca, que é o vice-presidente da Confederação e eu, atleta, ao lado de Paulo Dantas, que tem uma sensibilidade enorme; tanto que a gente está discutindo como apoiar agora, não só os clubes de futebol profissionais, mas os amadores. Nós estamos nessa tarefa também”, declarou.
Lessa também ressaltou que o apelo do representante do vôlei é para que ele e o presidente do Tribunal de Justiça possam ter também o apoio do governador Paulo Dantas para trazer o circuito de voleibol, que envolve nove estados do Brasil, para o estado.
“É uma coisa muito importante, porque aí já transcende esse aspecto esportivo, porque é uma atração, é turismo, é gente que vem, é recurso, economia é tudo. Essa casa é uma casa que é referência de Alagoas e tem um presidente com essa visão. Estamos começando 2024 muito bem e espero que a gente possa terminar melhor ainda”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça, Fernando Tourinho, afirmou que o TJ está de portas abertas e tem trabalhado para se aproximar da sociedade. Ele disse que é um entusiasta do esporte, porque ele melhora a qualidade de vida de todas as crianças, adolescentes e adultos. Ele também elogiou o projeto e disse que vai buscar ajudar a melhorar o nível do vôlei no estado.
Ele também elogiou o projeto e disse que vai buscar melhorar o nível do vôlei no estado. “O Poder Judiciário, como eu tenho dito, tem que se aproximar mais da sociedade, e a gente tem buscado isso. Tem um programa Justiça e Cidadania da Escola. Nós temos o programa Justiça Itinerante, tem o Moradia Legal e por que não também ir ajudar a melhorar a qualidade desse esporte do estado de Alagoas. O voleibol é um dos grandes esportes nacionais”, destacou.
Tourinho disse anda que vai torcer muito que o governador também encampe essa ideia. “Para que a gente possa efetivamente ter esse centro de treinamento aqui no estado de Alagoas, bem como essas competições nacionais. Também trazer para o estado, para que haja uma movimentação, e isso é bom também para o turismo, isso é bom para todos. A gente vai marcar uma outra etapa, conversar agora com o governador, para que a gente possa realmente fazer acontecer esses empreendimentos”, disse.
Agência Alagoas