Serviço se aplica a animais vivos e de grande porte, como cavalos, burros e jumentos
Além de atuar diretamente na prevenção e controle das doenças transmitidas do animal ao homem, a Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) tem trabalhado constantemente para prevenir os riscos à saúde de pessoas e animais também nas vias públicas da capital alagoana. Isso é realizado por meio do recolhimento de animais de grande porte nas ruas da capital alagoana.
Com o serviço, disponível para a população – de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h – a UVZ atende aos chamados em qualquer área do município onde haja animais de grande porte ou de apoio, como cavalos, burros e jumentos, soltos pela vias ou em situação de abandono.
“O recolhimento desses animais é uma atribuição definida para a UVZ na Lei Municipal nº 5.318/2003 e visa, além de resguardar o bem-estar animal, prevenir a transmissão de zoonoses e evitar acidentes que possam acarretar danos graves à população”, explica o chefe especial da UVZ, Mailan Maia.
Nas situações em que ocorre a perda de tutela ou ausência de procura do animal pelo responsável, eles são encaminhados para adoção ou doação. Para esses casos, a unidade dispõe de uma lista de espera, onde os interessados podem se cadastrar e, havendo disponibilidade de um animal, essas pessoas são captadas e a transferência é realizada.
Tanto a captura de animais de grande porte vivos, errantes ou abandonados, quanto a inclusão no cadastro para adoção destes, podem ser solicitados à UVZ de Maceió através do WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h.
Já o recolhimento de animais em óbito nas vias ou áreas públicas, é realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana – ALURB, por meio do contato (82) 98802-4834.
Secom Maceió