Samu Maceió realiza curso de primeiros socorros

Samu Maceió realiza curso de primeiros socorros com mais de 60 profissionais de instituições de ensino

Estudantes do programa Paespe da Ufal e profissionais do CMEI Martha Célia de Vasconcellos foram capacitados nesta quarta

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou um dia de cursos de primeiros socorros nesta quarta-feira (19), em Maceió. Realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, o evento contou com a participação de 17 alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e 47 profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Martha Célia de Vasconcellos. 

Os participantes aprenderam técnicas de primeiros socorros para atuar em casos de emergência com crianças e adolescentes, como engasgos, convulsão, choque elétrico, queimaduras e manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Também foram ministradas aulas teóricas e práticas com simulações de emergências como engasgos e parada cardiorrespiratória, com o enfermeiro socorrista Heubert Guimarães e a técnica de enfermagem Katianne Alves, instrutores do Samu Maceió.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, destacou a importância do conhecimento em primeiros socorros para a população: “Saber como agir em uma situação de emergência pode salvar vidas. Por isso, eventos como esse são tão importantes, pois contribuem para a formação de uma sociedade mais preparada para lidar com situações de emergência”. 

Para o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, o conhecimento em primeiros socorros faz toda a diferença em situações de emergência. Saber como prestar um atendimento adequado pode ser a diferença entre a vida e a morte de alguém. Por isso, é importante que cada vez mais pessoas tenham acesso a esse tipo de capacitação”. 

O NEP realiza, entre outras atividades periódicas, cursos de primeiros socorros para instituições parceiras, priorizando as instituições de ensino público. A expectativa é de que sejam realizados, ainda este ano, duas edições de cursos gratuitos ainda mais completos, com inscrições abertas para o público geral.

Agência Alagoas