Saúde promove seminário sobre rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama

Capacitação buscou discutir as linhas de cuidado do paciente com câncer de mama em Maceió

Foto: Ascom SMS

Dando continuidade à programação do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Diretoria das Linhas Prioritárias da Saúde e a Coordenação de Atenção Especializada da SMS realizaram, na manhã desta segunda-feira (9), um seminário sobre rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. A capacitação ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no Pinheiro, e foi direcionado a médicos e enfermeiros da Atenção Básica.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, prestigiou o evento e destacou a importância de acessar e diagnosticar precocemente a doença. “Estamos no Outubro Rosa, mês que reforçamos a importância dos cuidados com a saúde da mulher e para que esse cuidado seja cada vez melhor estamos capacitando nossos profissionais e também fazendo movimentos práticos, como a oferta de toda a linha de cuidados, que esse mês no Pam Salgadinho, ofertará esse cuidado desde o diagnóstico até o tratamento final”, afirmou.
Palestras

A primeira palestra da manhã teve como tema “Atenção Primária como ordenadora da rede de atenção à saúde e coordenadora do cuidado” e foi ministrada por Diego Hora, enfermeiro epidemiologista e assessor especial da Atenção Primária da SMS. Durante sua fala, o profissional destacou a importância da atuação dos profissionais que estão na Atenção Básica para o diagnóstico precoce e continuidade do tratamento dessas pessoas.

Durante o evento também foi apresentando o fluxo de acesso à triagem oncológica com o médico do Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, João Paulo Lopes; o papel Coordenação de Saúde da Mulher nas ações voltadas para o câncer de mama, com Suzângela Mendonça, coordenadora técnica da Saúde da Mulher e também o fluxo de atendimento nos Cacons do Hospital Universitário, com Fábio Alves, psicólogo e Adriana Santos, chefe da Unidade de Oncologia e da Santa Casa de Misericórdia, com Aishá Gois, gestora administrativa da linha de cuidados ao paciente oncológico e Thaysa Alencar, coordenadora do serviço de psicologia.

Ao final da capacitação, os profissionais contaram com demonstrações práticas sobre o acesso aos sistemas de câncer e como se dá o acesso ao sistema de regulação para triagem oncológica.

Secom Maceió