Semsc hoje conta com 10 totens de segurança instalados em pontos estratégicos e de grande movimentação e ligados à primeira Central Integrada de Videomonitoramento da capital
A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), tem investido e aprimorado a segurança municipal garantindo capacitação e inovação tecnológica na busca por uma cidade mais segura. A Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM) vive um momento de modernização e valorização com a aquisição de novos equipamentos operacionais, como totens de segurança, veículos, drones e a instalação da primeira Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió.
O ano de 2024 foi marcado pelo investimento de R$ 1,5 milhões de reais para a compra de equipamentos que aprimoraram o trabalho diário dos agentes da Guarda Municipal. São novos veículos – seis viaturas – que já realizam rondas nas ruas de Maceió – e uma van, além de novas pistolas berettas e munições operacionais, cursos, qualificações, instrumentos para a Banda da GCMM e a compra de três drones para a instituição.
O projeto de reforma da antiga sede da Guarda Civil Municipal de Maceió, localizada no Vergel do Lago, saiu do papel e está em andamento. Atualmente, a instituição está com uma segunda sede situada no bairro do Farol.
Central de Videomonitoramento
O grande avanço tecnológico na segurança municipal foi a instalação da primeira Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió (CIV), um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais. A sala funciona 24 horas por dia e é auxiliada pelos 10 totens instalados em pontos estratégicos da cidade, como o Parque Linear, no Benedito Bentes, Marco dos Corais, Rotatória da PRF, Corredor Vera Arruda, Rota do Mar, Parque Centenário, Rua do Comércio, Eustáquio Gomes, Parque da Lagoa e Pontal da Barra. Além disso, a Central conta com uma Inteligência Artificial para monitorar câmeras instaladas em escolas, praças, ônibus, postos de saúde e outros locais públicos.
Todo o aparato tem como objetivo trazer celeridade para a atuação dos agentes em ocorrências e intensificar o reforço na segurança municipal. Através de imagens dos totens de segurança foi possível identificar e prender um homem que roubava fios elétricos no Benedito Bentes. Também, a equipe de inteligência da GCMM utilizou as imagens colhidas pelos totens para identificar a placa e o condutor de um veículo que atropelou e matou uma mulher no bairro do Trapiche.
Segurança em eventos públicos
A Guarda Civil Municipal também esteve presente nos grandes eventos que aconteceram na capital, como o Verão Massayó e o São João Massayó 2024. Nesse ano, os shows contaram com o monitoramento de 30 câmeras espalhadas pelo estacionamento do Jaraguá e uma Central de Segurança Integrada – Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
Secom Maceió