Semed inicia aplicação das provas do Saeb em 91 escolas municipais

Estudantes são recepcionados com kits de materiais e lanches

Após meses de preparação, por meio de inúmeras ações do projeto “Se Liga no Ideb!”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou a aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que 7.409 alunos dos 5º e 9º anos, de 91 unidades, respondam os testes até o dia 14 de novembro.

Nas escolas, os estudantes têm sido recepcionados pela equipe pedagógica e participado de momentos de descontração, com música e lanche, além de receberem kits com materiais para a realização da prova.

Na segunda-feira (30), foi a vez dos alunos das turmas do 9º ano da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, localizada no Bairro Tabuleiro do Martins, responderem às questões do Saeb.

O aluno Victor Silva, de 15 anos, expressou a importância da avaliação para sua escola. “Nos últimos meses, vimos os professores se dedicando muito, tirando dúvidas, corrigindo provas e revisando assuntos. Isso é uma novidade para mim e para a escola. Aqui, pudemos participar da ativação do IDEB, do quiz e nos preparar para esse momento. Minhas expectativas para a prova são as melhores”, comentou.

Jaqueline Ávila, diretora da Escola Jaime Miranda, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos: “É com muita alegria que estamos concluindo uma grande etapa de toda preparação e ativação dessa unidade. Foi um movimento gigante, lindo e incrível para dar o melhor para os nossos estudantes. Agora que eles já fizeram a prova, nós podemos apenas esperar alcançar o melhor resultado”.

Série de ações

A Semed, por meio do projeto “Se Liga no Ideb!”, disponibilizou materiais de apoio, como apostilas e exercícios, para que os estudantes pudessem continuar estudando em casa. A professora e subsecretária de gestão pedagógica, Maria Vilma, ressaltou o compromisso da pasta com o desempenho dos alunos na avaliação.

“A prova Saeb é a última etapa de um processo iniciado lá atrás, com a estruturação do Projeto ‘Se Liga no Ideb!’. Durante os últimos meses, os alunos da rede municipal participaram de uma série de ações e atividades lúdicas, com premiações e incentivo à educação”, afirmou.

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu o empenho de todo corpo técnico da Semed, da gestão do prefeito JHC e dos parceiros, a exemplo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), que colaboraram para a promoção da aprendizagem de milhares de alunos da capital, por meio do Se Liga no Ideb.

“Todas as dezenas de aulões, ativações e quiz que realizamos, desde o lançamento da campanha, na Bienal Internacional do Livro, teve como foco essa aprendizagem, de forma lúdica. Estamos muito felizes de termos conseguido estimular o gosto pelo aprender, a participação desses estudantes, mostrando o potencial que eles têm”, afirmou a secretária.

Saeb

O Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Suas médias de desempenho, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb, criado em 2007, avalia a qualidade da educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações. Seus resultados influenciam nas políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação.

Secom Maceió