Sesau abre inscrições para Workshop sobre o Vigilância, Manejo Clínico e Laboratorial do Sarampo

Sesau abre inscrições para Workshop sobre o Vigilância, Manejo Clínico e Laboratorial do Sarampo

Iniciativa é voltada para profissionais de saúde e visa prepará-los para as ações frente a um caso suspeito da doença

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para o Workshop Vigilância, Manejo Clínico e Laboratorial do Sarampo. O evento é voltado para médicos, enfermeiros, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, da Atenção Primária, de laboratórios e dos Núcleos de Imunização municipais, bem como, para representantes das Redes Hospitalar e Pré-Hospitalar e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). 

Causada pelo vírus Morbillivirus, a doença é propagada por meio das secreções como a saliva. Os principais sintomas são: erupções na pele, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias. O Workshop Sarampo: Vigilância, Manejo Clínico e Laboratorial do Sarampo será realizado em duas edições. A primeira é destinada aos profissionais que atuam nos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde e vai ocorrer no dia 9 de maio, das 8h às 13h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau, no bairro Farol, em Maceió. Para se inscrever, basta acessar o link: https://doity.com.br/workshop-sarampo. 

Já a segunda edição, voltada para os técnicos da II Macrorregião de Saúde, será no em 10 de maio, também das 8h às 13h, no auditório do Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba. As inscrições devem ser realizadas pelo link: https://doity.com.br/workshop-sarampo-2-macro. 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a atual gestão da Sesau tem focado na formação continuada dos profissionais da Sesau e daqueles que atuam nos 102 municípios alagoanos. O propósito, segundo ele, é assegurar em tempo oportuno o diagnóstico de doenças como o sarampo, bem como, o tratamento dos pacientes acometidos por elas. 

“A preparação continuada dos profissionais é um compromisso da Sesau, que busca oferecer atendimento em saúde com agilidade e eficiência. O workshop vai ampliar o conhecimento dos profissionais para as ações frente a um caso suspeito de sarampo, realizando as intervenções devidas e salvaguardando vidas”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

Agência Alagoas