Sesau promove Mostra Estadual de Boas Práticas de Cuidado Integral em Saúde Mental e Bem Viver

O evento na Uncisal encerrou o Curso Saúde e Bem Viver, iniciado em maio deste ano

Evento foi organizado com o objetivo de fortalecer o cuidado integral e a promoção da saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, esta semana, a Mostra Estadual de Boas Práticas de Cuidado Integral em Saúde Mental e Bem Viver, voltada às equipes que reúnem profissionais da Estratégia Saúde da Família.

O evento ocorreu na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió, e marcou o encerramento do Curso Saúde e Bem Viver, organizado com o objetivo de fortalecer o cuidado integral e a promoção da saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS).

O projeto “Saúde e Bem Viver para a Saúde Mental e o Cuidado Integral” é uma iniciativa nacional que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de abordagens participativas e sustentáveis. Ao longo da formação, os participantes desenvolveram habilidades de autoconhecimento, práticas de meditação e outras técnicas de autocuidado, essenciais para o equilíbrio emocional e físico dos profissionais e para a qualidade da assistência oferecida à população.

Em Alagoas, o curso, que teve início em maio e foi concluído em setembro de 2025, contou com 81 profissionais capacitados, distribuídos em cinco turmas, com abrangência em 37 municípios alagoanos. Com uma carga horária de 120 horas, a formação teve como foco as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e foi estruturada em três eixos centrais: “Cuidar de si”, “Viver em equipe” e “Agir no território”.

Durante a mostra, os participantes apresentaram experiências exitosas vivenciadas em seus territórios. A programação incluiu momentos de integração e vivência das PICS, como as práticas de Liang Gong e Jin Shin, apresentações culturais e exposições de projetos desenvolvidos pelos estudantes.

O profissional de educação física da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau e facilitador do projeto em Alagoas, Everton Carnaúba, destacou que a capacitação foi construída com base em metodologias ativas. De acordo com ele, estas metodologias colocam o profissional de saúde como protagonista do seu processo de aprendizagem.

“O objetivo foi capacitar as equipes de saúde da família e multiprofissionais para que se tornem agentes de transformação em seus territórios, promovendo o bem viver e o cuidado integral à saúde mental. A proposta é que o aprendizado ocorra no próprio processo de trabalho, na realidade vivida por cada profissional, de forma prática e reflexiva”, enfatizou Everton Carnaúba.

Agência Alagoas