Simulado de incêndio evacua prédios do TJAL, no Centro de Maceió

Tempo resposta foi de menos de 8 minutos

Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar atuaram na simulação de incêndio com vítimas. Foto: Caio Loureiro.

Uma ocorrência simulada de incêndio em um dos andares do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) movimentou o Centro de Maceió nesta terça (24). O treinamento retirou os servidores e magistrados presentes nos anexos I e II no momento da ação, organizada pela Brigada de Incêndio do TJAL.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado e envolveu quatro viaturas e dezesseis militares na ação, com um tempo resposta de menos de 8 minutos entre o acionamento e a chegada ao TJAL. A Polícia Militar também atuou no simulado, interditando o trânsito nos arredores dos prédios.

O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, participou da simulação e ressaltou que a segurança de todos tem sido uma preocupação diária do Poder Judiciário.

Presidente Fernando Tourinho reforçou o compromisso do Judiciário com a segurança de servidores e jurisdicionados. Foto: Caio Loureiro.

“Tomei conhecimento de que todo procedimento foi perfeito. Estão todos de parabéns pela participação e pela atuação. Gostaria de agradecer ao comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Verçosa, pois prontamente compareceram aqui nessa ação. Essa política preventiva é muito importante”.

Em caso de emergência

Segundo o tenente-coronel Everaldo Liziário, chefe da Assessoria Militar do TJAL, o treinamento alcançou os resultados esperados com a devida orientação dos servidores sobre como agir em caso de emergência.

“Tínhamos a preocupação de para onde os nossos servidores e jurisdicionados deveriam se deslocar diante de uma situação real, e hoje estamos com a sensação de dever cumprido. O treinamento foi um sucesso, e caso seja necessário, os nossos servidores saberão como agir”.

O chefe da Assessoria Militar informou ainda que um termo de cooperação será firmado nos próximos dias com o CBMAL, de forma pioneira no âmbito do TJAL, na área de prevenção e treinamentos contra incêndio e pânico.

Segurança de todos

Renato Barbosa, diretor-adjunto de Contabilidade e Finanças, participou da simulação e classificou o treinamento como imprescindível para a segurança de todos que trabalham no TJAL.

“É muito importante esse tipo de simulação porque ninguém sabe quando pode acontecer um evento desse tipo, por isso precisávamos ter esse treinamento com as orientações do Corpo de Bombeiros, para sabermos por onde sair e como proceder”.

A Brigada de Incêndio do TJAL, que integra a Assessoria Militar do tribunal, conta com dez integrantes, todos da reserva do CBMAL.

A Diretoria de Comunicação do TJAL (Dicom) organizou toda a estratégia de divulgação prévia do treinamento, por meio de textos e vídeos explicativos sobre segurança e saídas de emergência para orientação dos servidores.

Dicom TJAL TL