Uncisal é destaque no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

Laboratório de Audição e Tecnologia conquista prêmio de melhor tese de doutorado do Brasil em Fonoaudiologia

Universidade Estadual de Ciências da Saúde ganha destaque em evento no Rio de Janeiro
Foto:Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi destaque no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e no 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, realizados na cidade do Rio de Janeiro, no período de 3 a 6 de outubro. Professores, estudantes e pesquisadores do Laboratório de Audição e Tecnologia (Latec/Uncisal) e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon ) participaram do congresso e conquistaram o reconhecimento no mais importante evento da área na América Latina.

Egressa do curso de Fonouadiologia da Uncisal e mestra pelo PPgFon, Daniele Cavalcante, pesquisadora do Latec/Uncisal, conquistou o prêmio de menção honrosa na área da Audiologia no evento. Ela tem as professora Kelly Andrade e Ilka Soares como orientadora e co-orientadora, respectivamente. O Latec/Uncisal conquistou outro prêmio com a melhor tese da Fonoaudiologia em 2023 sobre “O estudo das funções auditivas centrais por meio do Mismatch Negativity em crianças com transtorno fonológico”, de autoria de Thaís Nobre Uchôa Souza, egressa da Uncisal, da Rede Nordestina de Biotecnologia (RENORBIO) e atualmente servidora da Uncisal como fonoaudióloga. O professor Pedro de Lemos Menezes foi o orientador do trabalho premiado.

Durante o congresso também foram lançados diversos livros, entre eles o Tratado de Equilíbrio Corporal, que conta com capítulos dos professores Ilka Soares e Pedro de Lemos Menezes, ambos da Uncisal. A obra tem como editores Carlos Kazuo Taguchi, Lilian Ferreira Muniz, Cleiton Carvalho Fortes e Kátia de Freitas Alvarenga, e é uma importante fonte de pesquisa para estudantes e profissionais da área.

Agência Alagoas