Unidade de Saúde do Bebedouro promove ações de combate à hipertensão arterial

Unidade de Saúde do Bebedouro promove ações de combate à hipertensão arterial

Atividades buscaram orientar os usuários sobre a prevenção da doença

Comemorado no dia 26 de abril, o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Visando orientar aos usuários atendidos pela UBS Bebedouro sobre prevenção, profissionais da Unidade realizaram ao longo dessa quarta-feira (26) uma série de ações para a comunidade.

Foram realizadas palestras em salas de espera e dinâmicas sobre os mitos e verdades da hipertensão arterial, alongamentos, atividades com terapeutas ocupacionais, buscando incentivar os usuários para a adoção de um estilo de vida mais saudável como um dos grandes aliados no combate à hipertensão. Ao final das atividades, também foi servido um lanche saudável e houve a distribuição de brindes.

A diretora da UBS Bebedouro, Karine Melo, destaca que além dos atendimentos de rotina, a unidade desenvolve de forma permanente ações de educação em saúde. “Estamos sempre buscando orientar nossos usuários sobre o combate às doenças, de forma que não façamos só o tratamento, mas também a prevenção delas, como é o caso da hipertensão arterial”, destaca.

Além das atividades de educação em saúde, a UBS oferece serviços como consultas de enfermagem, vacinação, curativos, triagem, citologia, dispensação de medicamentos, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia e especialidades médicas como ginecologia, pediatria e urologia.

Principais causas da hipertensão

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Secom Maceió