Unidade escolar da rede municipal abre Semana da Criança com Mostra de Artes

Iniciativa integra estudantes ao mundo da arte alagoana e marca começo das atividades do Mês das Crianças

Atividade faz parte do mês das crianças. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A creche Sônia Cavalcanti, localizada no bairro Cambona, realizou nesta segunda-feira (9), a I Mostra de Artes da unidade de ensino municipal. A ação incentivou os alunos a criarem suas próprias obras, enquanto tinham contato com produções de artistas regionais.

As crianças passaram dois meses aprendendo sobre os trabalhos de artistas alagoanos, como Lu Azul, Zezinho de Arapiraca e Lula Nogueira. A partir do conhecimento que adquiriram, elas produziram releituras das pinturas, que foram apresentadas na mostra.

Além de aprenderem sobre a arte de Alagoas em sala de aula, a turma do Maternal II, que trabalhou com o artista Zezinho de Arapiraca, visitou a obra do mestre, “Sereia”, que fica na praia de Pajuçara. A escultura representa uma figura que habita o imaginário alagoano e as crianças viram de perto a importante manifestação artística.

A coordenadora pedagógica da creche, Tatiana Angélica, explicou que a unidade escolar incentiva o contato dos alunos com a cultura popular e busca, também, valorizar as referências culturais que eles trazem de suas famílias.

“Os eixos curriculares da Educação Infantil são a interação e a brincadeira. Nesses momentos de brincar de fazer arte que eles estão se encontrando, buscando suas próprias afinidades. Queremos trabalhar o sentimento de pertencimento ao grupo social, resgatando isso na própria comunidade”, reforçou.

Segundo o professor do 2° período Leandro Correia, os estudantes se interessaram bastante sobre os artistas e quiseram conhecer mais sobre as obras que estão pela cidade. “Foi muito interessante pesquisar a história dos artistas da terra, pensando e analisando suas obras com as crianças. Percebemos que a experiência contribuiu com a bagagem sociocultural deles, pois passaram a pensar mais sobre as obras e o que está por trás delas”, detalhou.

O aluno do 2° período Wellington Gonçalves, 6 anos, contou que aprendeu bastante sobre várias obras e aproveitou a experiência. “Foi muito legal participar do projeto de artes. Eu gostei muito de desenhar as pinturas do Lula Nogueira, principalmente a do Caju. Eu amo pintar”, disse.

Secom Maceió