‘Absorvente é caro e é difícil ter dinheiro pra comprar’, disse menina de 10 anos ao receber doação do TJAL

Lar das meninas e escola Zumbi dos Palmares receberam mais de quatro mil absorventes da Campanha “Fluxo de Amor”

Jovens do Lar das meninas recebem doações de absorventes. Foto: Adeildo Lobo

Eloise Gabrielle tem 10 anos e foi uma das contempladas com as doações de absorventes da campanha “Um Fluxo de Amor” do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Ela e outras oito meninas são internas no Lar das Meninas, a primeira instituição agraciada desta sexta-feira (22).

Nova em idade, porém já muito madura em experiências de vida, Eloise destacou a importância da doação do TJAL para ela e suas colegas.

“Eu acho muito importante receber esses absorventes aqui no Lar. Muitas meninas não têm condições de comprar porque é muito caro. Vai ajudar muito”, disse

No Lar das meninas foram distribuídos cerca de 280 absorventes para nove meninas que já menstruam.

Jovens da escola Zumbi dos Palmares recebem absorventes da campanha “Um Fluxo de Amor”. Foto: Adeildo Lobo

Escola Zumbi dos Palmares

A sexta doação da campanha e segunda doação do dia aconteceu na escola municipal Zumbi dos Palmares que funciona no conjunto Rosane Collor, no bairro do Clima Bom.

A escola atende cerca de 1000 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Cerca de quatro mil absorventes foram doados na instituição com o objetivo de contribuir com a dignidade menstrual das meninas que menstruam e que não tem condições de comprar absorventes..

O diretor da escola, Francisco dos Santos, ressaltou que essas doações farão muita diferença para elas que moram e estudam em uma região de vulnerabilidade social extrema.

“Uma boa parte da população aqui tem a merenda da escola como a principal refeição do dia, então imagine, se não tem dinheiro para alimentação é difícil ter para o absorvente. Quando esse tipo de projeto vem pra escola, a gente abraça porque a nossa comunidade precisa muito. Fico muito feliz e agradeço muito ao Tribunal de Justiça”, disse o professor.

Raquele Vitória tem 14 anos e menstruou a primeira vez com 12. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer a doação: “o dinheiro de comprar o absorvente podemos comprar outra coisa que também é importante, então fico feliz em agradeço a todos que doaram”, disse.

Ela conta que é comum faltar absorvente para as colegas e que quando isso acontece, a escola ajuda. “Vai fazer a diferença”, completa.

Campanha

A campanha “Um fluxo de Amor” arrecadou 30 mil absorventes e desde a última quarta-feira (20), vem entregando as doações em comunidades, escolas e lares de Maceió.

Já foram distribuídos cerca de 20 mil absorventes e de acordo com Luciana Omena, secretária especial da Presidência do TJAL, outras doações vão acontecer na próxima semana.

“É uma satisfação e felicidade trazer esses produtos para as meninas que não tem condições de comprar. Estamos tendo a preocupação de ir em pontos diferentes fazer a entrega e ainda temos absorventes pra entregar até a próxima terça”, finalizou a servidora.

Outras doações vão acontecer em Arapiraca na próxima terça-feira, 26.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL –