Acolhimento Institucional da Semdes atendeu cerca de mil pessoas em 2023

Ao todo, funcionam nove unidades no município de Maceió para oferecer proteção e segurança para pessoas em vulnerabilidade

Abrigos para crianças e adolescentes foram reinaugurados em 2023. Foto: Secom Maceió

O acolhimento institucional é um dos serviços prestados em unidades inseridas na comunidade e deve obrigatoriamente possuir características residenciais com uma estrutura física adequada para atender as necessidades dos usuários. Em Maceió, ao todo, estão funcionando nove abrigos localizados em pontos estratégicos para oferecer proteção integral para pessoas em vulnerabilidade social.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), no ano de 2023, os equipamentos receberam cerca mil pessoas nos abrigos disponibilizados pela Prefeitura de Maceió. Os públicos atendidos variam ente famílias em situação de rua, crianças e adolescentes, pessoa em situação de rua e desalojados devido a desastres naturais.

Ações

A Prefeitura de Maceió continua promovendo diversas ações com o intuito de fortalecer os serviços e melhor atender aos maceioenses que são usuários dos equipamentos públicos, ao desenvolver projetos, reformas e inaugurações de novas unidades.

Todas as unidades da Semdes passaram por melhorias para abrigar e dar mais conforto a crianças e adolescentes que vivem em acolhimento institucional. A Rubens Colaço, que abriga crianças de 0 a 6 anos; a Luzinete Soares de Almeida, que acolhe meninas de 7 a 17 anos; e a Acolher, na qual residem meninos na mesma faixa etária, foram reinauguradas em maio deste ano pelo prefeito JHC.

As unidades têm um espaço amplo e seguro para as crianças, com quartos para as meninas e meninos, refeitório e espaço de lazer e funcionam no bairro Pitanguinha.

A pequena, Clarinha (nome ficitício) de 7 anos, mora na unidade de Acohimento Rubens Colaço, com seu irmão de 4 anos, Felipe (nome fictício). “Aqui as tias são bem legais, e cuidam bem da gente. Vou pra escola, faço as lições, brinco, vou ao médico. Também gosto muito das festinhas que tem aqui e dos passeios”, disse a menina.

Ainda no mês de maio, uma unidade de acolhimento toda renovada, com prioridade para grupo de irmãos, também foi entregue pela Prefeitura de Maceió. A Casa Lar recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos, com idade entre 0 e 18 anos, podendo prorrogar até os 21 anos com decisão e medida protetiva, com o objetivo de refazer e fortalecer os vínculos familiares, preservando e principalmente, resgatando os laços afetivos.

Além disso, uma das inaugurações mais recentes foi a Casa de Ranquines São Vicente de Paulo II, conveniada à Semdes. O equipamento foi entregue em outubro e oferece suporte, abrigo e conforto para a população em vulnerabilidade social do Benedito Bentes.

Casa de Ranquines, conveniada à Semdes, atende a pessoas em situação de rua no Benedito Bentes. Foto: Allan César/Secom Maceió

O serviço possui a capacidade para receber até 50 pessoas que são resgatadas das ruas, oferecendo a oportunidade de um recomeço através dos serviços oferecidos. A Casa de Ranquines São Vicente de Paulo é um serviço de acolhimento institucional parceiro da Prefeitura de Maceió. O Município já repassou, via convênios, o valor de R$ 524.189,00 para o funcionamento da unidade.

O abrigo que recebe usuários em situação de rua oferece ainda auxílio psicológico, social e afetivo para melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Serviço de Acolhimento Institucional da Prefeitura de Maceió esteve a todo o tempo funcionando para atender a população afetada devido o colapso da mina 18, causada pela extração de sal-gema da mineradora Braskem. Durante esse período, o equipamento recebeu cerca de 30 pessoas em um dos sete abrigos disponibilizados pelo Município.

Segundo o coordenador-geral das unidades de acolhimento da Semdes, Rafael Gomes, nesses locais as famílias abrigadas receberam colchões, kits de higiene, limpeza, três refeições, atendimento socioassistencial e outros encaminhamentos que foram necessários. “Nós continuamos acompanhando toda a situação e oferecendo suporte necessário para as famílias que necessitarem de nossos serviços. Todos os sete abrigos continuam com a estrutura em sobreaviso, caso seja necessária qualquer mobilização”, destacou.

Serviço de Acolhimento Institucional

• Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto – atende jovens e adultos, homens e mulheres que se encontram em situação de abandono.

• Casa de Passagem Familiar – atende homens e mulheres maiores de 18 anos com filho, gestante ou nascido.

• Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Vida a Vida – oferece acolhimento provisório para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e filhos com idade inferior a 14 anos.

• Serviço de Atendimento Institucional Acolher – atende meninos de 7 a 17 anos.

• Serviço de Acolhimento Institucional Rubens Colaço – atende crianças de 0 a 6 anos.

• Serviço de Acolhimento Institucional Luzinete Soares – atende meninas de 7 a 17 anos.

• Casa Lar – atende grupo de irmãos de ambos sexos de 7 a 18 anos.

• Casa de Ranquines São Vicente de Paulo I e II (conveniadas à Semdes) – atende pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

Secom Maceió