Busca ativa noturna retira dependentes químicos das ruas de Maceió

Anjos da Paz percorreram praças durante a noite e encaminharam três pessoas para comunidades acolhedoras

Psicólogos e assistentes sociais do programa Anjos da Paz da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizaram, na noite de quinta-feira (20), mais uma ação noturna em busca de acolher os dependentes químicos que vivem em situação de rua.

Foram abordadas pessoas que se encontravam imediações da Praça Deodoro, no Centro, na Praça das Graças, na Levada, e na Avenida Thomas Espíndola, no Farol. Ao longo da ação, três pessoas aceitaram serem encaminhadas para uma comunidade acolhedora de forma voluntária.

Para a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, é graças ao “trabalho de formiguinha” dos Anjos da Paz que a Rede Acolhe vem ampliando seu atendimento e conseguindo reduzir o número de dependentes químicos nas ruas. “A busca ativa é uma estratégia de abordagem psicossocial adotada pelos Anjos da Paz que vem dando muito certo. Ela é importante no processo de orientação sobre a importância do tratamento voluntário da dependência química”, explicou.

Ao todo, a Seprev mantém 36 comunidades acolhedoras credenciadas pela Rede Acolhe. O dependente químico pode passar até seis meses em uma instituição sendo acompanhado por profissionais capacitados, mas para isso ele precisa aceitar o tratamento.

Agência Alagoas