CBF faz homenagem ao Dia do Árbitro

Neste 11 de setembro, a CBF parabeniza os encarregados por arbitrar a maior paixão do povo brasileiro

O ofício de arbitrar uma partida de futebol é um grande desafio. É preciso rigor, precisão, força física e muita responsabilidade para mediar o jogo e aplicar as regras dentro de campo. Por isso, neste 11 de setembro, a CBF estende seus parabéns a todos que se esforçam diariamente para que tenhamos um futebol cada vez mais justo. Feliz Dia do Árbitro!

A data especial nasceu na cidade de São Paulo, onde foi regulamentada pela Lei Nº 14.485, de 19 de junho de 2007. Depois disso, acabou sendo adotada por todo o Brasil. O dia vem para homenagear os árbitros e árbitras do Brasil, mas é também uma oportunidade para relembrar um pouco do quanto a arbitragem brasileira cresceu.

O Brasil é, atualmente, o país com o maior quadro internacional na FIFA. O futebol brasileiro conta com 38 árbitros atuando sob a insígnia da FIFA. São 16 centrais, entre homens e mulheres, e 16 assistentes, além de seis indicados para o inédito quadro do VAR (árbitro assistente de vídeo). São nomes apontados pela Comissão de Arbitragem, que passam por constantes avaliações técnicas e físicas para seguir no quadro.

Quando o assunto é árbitro de vídeo, o futebol brasileiro tem avançado exponencialmente. Em 2021, a CBF anunciou a implementação da ferramenta nas Série B, C e D do Campeonato Brasileiro. As equipes receberam reforço de treinamento em Águas de Lindoia (SP), para esta nova fase da arbitragem.

Na Série B, onde o VAR passou a atuar na virada do turno, o árbitro de vídeo já está presente. Nas Séries C e D, ele começará a partir das fases finais das duas competições. Esta novidade representou um acréscimo de 230 jogos com VAR na nossa temporada. Ao todo, 2021 terminará com 651 jogos de competições da CBF com a presença do árbitro de vídeo.

Enquanto o árbitro de vídeo avança nas outras divisões, ele já é um pilar fundamental na Série A do Campeonato Brasileiro. Na edição de 2021 do Brasileirão Assaí, o VAR chegou à sua milésima partida na elite do futebol brasileiro. O feito foi coroado com a estreia do VAR remoto no Brasileirão, durante o jogo entre Corinthians x Flamengo.

Por meio da instalação de fibras óticas, a equipe comandada por Daniel Nobre Bins (RS) atuou em uma das cabines de VAR instaladas no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro. A operação remota do VAR naquela partida foi mais um passo para a inauguração e para o funcionamento completo do CEAB, que vem para ajudar ainda mais o desenvolvimento da arbitragem brasileira.

Em meio a tantos desafios, não podemos nos esquecer nunca do principal responsável pela arbitragem brasileira: os árbitros e árbitras. Por isso, mais uma vez, nossos parabéns!

11 de setembro – Dia do Árbitro

Assessoria CBF