Comitê Maceió Social discute ações voltadas para as mulheres

A primeira reunião para discutir as diretrizes do Comitê Maceió Social, que empossou seus membros nesta sexta-feira (10), contou com a presença do prefeito Rui Palmeira, da primeira-dama e coordenadora do grupo, Tatiana Palmeira, e representantes de órgãos municipais.

O projeto objetiva potencializar as políticas já existentes voltadas para as mulheres para levar mais qualidade de vida para elas. Ao todo, cinco secretarias municipais fazem parte do Comitê Maceió Social: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A nossa ideia é um Comitê focado na mulher maceioense, tanto na capacitação, trabalho, emprego e nas questões sociais também. Hoje existem várias políticas voltadas para as mulheres nas áreas de emprego e renda, então, por meio do Comitê, nós direcionaremos essas ações no mesmo caminho para que possamos utilizar a força de trabalho e estrutura de cada secretaria para melhoras a qualidade de vida desse público”, disse Rui.

O Comitê Maceió Social também dará uma atenção maior à mulher no mercado do trabalho, buscando meios de ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos através da Semtabes. Além dos exames necessários para manutenção da saúde feminina, a SMS também facilitará o acesso desse público aos encaminhamentos, por exemplo.

“Hoje nós estamos reunindo várias secretarias que compõem o Comitê Maceió Social. Nós percebemos que a questão da saúde é uma necessidade grande e resolvemos envolver mais secretarias, além da de saúde, pois o assunto é muito mais amplo e ultrapassa a necessidade dos exames. Estão evolvidas as secretarias de assistência social, do trabalho, educação e turismo, com o intuído de inserir também as mulheres no mercado de trabalho”, disse Tatiana Palmeira.

Camila Barbosa (estagiária)/ Secom Maceió