Conselho Municipal de Economia Solidária toma posse

Foram empossados 24 conselheiros, dos quais 12 são suplentes.

Tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (05) os membros do Conselho Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Cems) para o biênio de 2019 a 2021. A cerimônia foi realizada auditório da Prefeitura de Maceió.

Formado por representantes da administração pública e da sociedade civil, o Conselho irá trabalhar as políticas e ações para o fortalecimento da Economia Solidária. “Este Conselho representa o cooperativismo da Economia Solidária. Uma união entre o poder público, os empreendimentos solidários e as entidades que o apoiam. Juntos, eles têm o poder de deliberar suas próprias demandas e avançar cada vez mais em politicas públicas e geração de renda para o segmento”, aponta o gestor da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Flávio Saraiva.

Foram empossados 24 conselheiros, dos quais 12 são suplentes. Entre eles oito são representantes da Prefeitura de Maceió: Secretarias Municipais de Promoção do Turismo (Semtur), Economia (Semed), Assistência Social (Semas) e Semtabes.

“Este é um grande passo para pequenos empreendedores da Economia Solidária. Agora eles vão poder se regularizar e, através do Conselho, garantir ainda mais espaço para suas atividades garantir mais renda”, comemora Niedja Leitão, diretora de Economia Solidária da Semtabes.

Também foram empossados 16 coordenadores de empreendimentos da Economia Solidária em Maceió e representantes da sociedade civil.

Para Bruna Teixeira, coordenadora do ateliê Ambrosina, o espaço é uma oportunidade se aproximar e dialogar com a prefeitura. “Toda instituição que consegue chegar de forma democrática ao poder público é válida. E o Conselho vai muito além da moeda financeira, aqui vamos contribuir com a nossa realidade, com o trabalho social que existe do outro lado da Economia Solidária. Só assim poderemos avançar juntos”, destacou.

Ascom Semtabes