Crianças da Grota do Rafael aprendem a confeccionar pluviômetro artesanal

Equipamentos que medem a quantidade de chuva foram construídos com garrafa Pet

Crianças que residem na Grota do Rafael, no Feitosa, participaram na quinta-feira (15) de uma oficina de pluviômetro artesanal, construído com garrafa pet. Os agentes da Defesa Civil de Maceió Hugo Carvalho e Fernanda Campos conduziram a oficina, auxiliando as crianças na confecção.

Os pluviômetros são equipamentos que conseguem medir os milímetros de chuva e são importantes na tomada de decisão para emitir os alertas da Defesa Civil. Hugo Carvalho, mestre em meteorologia e meteorologista da Defesa Civil, explicou para as crianças a importância desse equipamento.

“Sabendo a quantidade de chuva em milímetros, podemos agir de forma preventiva, retirando as pessoas das áreas de risco e salvando vidas, caso algum desastre, como deslizamento de barreira, esteja prestes a acontecer”, revelou Hugo.

Durante 30 dias, as crianças irão abastecer uma tabela e enviar os dados para a Defesa Civil, colaborando de forma direta com o monitoramento da chuva na comunidade em que vivem. O coordenador geral da Defesa Civil, Abelardo Nobre, ressaltou que o conhecimento abre portas.

“Daqui pode sair futuros meteorologistas, engenheiros, jornalistas, assistentes sociais. Então aproveitem esse momento”, enfatizou.

A oficina faz parte de um cronograma de encontros promovidos pela Diretoria Social do órgão que é responsável pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’s). As 21 crianças e adolescentes que participaram da oficina conheceram na teoria e na prática como é uma das ações desenvolvidas pela Defesa Civil.

“Eu nem sabia que isso existia, está sendo uma experiência muito boa e eu estou gostando muito de ajudar”, contou Anthony Gabriel, um dos alunos do projeto que ficará com a atividade de conferir o pluviômetro e preencher os dados para enviar para o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC).

Nove, das 21 crianças e adolescentes, já são parte dos NUDEC’s Mirins, que desde abril têm contato com a Defesa Civil, entendendo a importância do órgão e aprendendo de que forma eles podem colaborar na comunidade em que vivem. Eles também receberam o certificado e o colete, integrando a primeira turma dos NUDEC’s Mirins em Maceió.

O projeto

O Projeto Educacional Solidário oferece reforço escolar para crianças do Ensino Infantil e Fundamental que residem na Grota do Rafael e atende cerca de 20 crianças e adolescentes durante a semana.

Aos sábados, o projeto oferece café da manhã e escola bíblica, além de atividades lúdicas e educativas, contribuindo para o desenvolvimento das crianças como cidadãos. O projeto é mantido por doações de pessoas que conhecem a iniciativa e realizam as contribuições.

“Há 17 anos estamos com esse projeto aqui e sempre lutamos para ter esse espaço de conhecimento e integração. Por isso queremos agradecer a Defesa Civil por essa oportunidade única”, informou Ildiomar Cândida, que compõe o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) e é precursora do projeto educacional.

Secom Maceió