Curso Agentes da Cidadania discute políticas e direitos para comunidade LGBT+

Evento ocorreu no auditório do Lar São Domingos e reuniu 90 participantes

Nesta segunda-feira (26) ocorreu a última etapa do curso de Agentes da Cidadania LGBT: Sistema Único de Assistência Social sem Racismo e LGBTfobia, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). O evento foi realizado no auditório do Lar São Domingos e reuniu 90 participantes.

A programação contou com palestras, mesa de conversa com pesquisadores e exibição do documentário ‘Meu Corpo Político’, de Fernando Ribeiro, que mostra o cotidiano de quatro militantes LGBT’s que vivem na periferia de São Paulo. A temática levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

Para o coordenador de Diversidade Sexual da Semdes, Rafael Gomes, o curso é uma demonstração de que a Prefeitura de Maceió está visando cada vez mais na humanização dos serviços. “Formar aquelas pessoas que estão na porta de entrada da prestação de serviços é uma forma de aprender a lidar com cada ser humano de acordo com suas individualidades e isso é algo muito positivo. Ficamos felizes pela disposição da Prefeitura de Maceió em atender e trazer pautas para comunidade LGBT”, explica.

O evento contou com a participação da presidente da Associação LGBTQIAPN+ e Religiões de Matriz Africana de Alagoas, Sofhya Braz, do pesquisador e professor e Luciano Amorim, e José Roberto Silva, presidente Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT (CMDCLGBT) de Maceió.

Luz Vasques é membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-AL e primeira advogada trans do estado. Ela falou da felicidade em estar numa ação com pessoas que se dispõem a compartilhar e produzir serviços para comunidade LGBT. “Esperança é a palavra que define esse momento. Ações como essas nos enche de alegria em dividir os conhecimentos e fortalecer nossas raízes. Acredito que esse serviço sirva para a construção, também, de outras narrativas de educação e afeto para a comunidade que tanto sofre”, disse.

“É importante que todos os profissionais, estudantes e sociedade civil estejam conosco, para juntos, tentarmos fechar a brecha dos vulneráveis e vítimas de LGBTfobia”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Direitos e Cidadania LGBT de Maceió, José Roberto Silva.

Após o evento, houve a entrega dos certificados para os técnicos e convidados que participaram do curso Agente da Cidadania LGBT+, que aconteceu em duas etapas, nos dias 26 de abril e nesta segunda (26).

Secom Maceió