Defesa Civil planeja projeto para execução de pequenas obras em áreas de risco com auxílio de moradores

Técnicos foram a Recife para conhecer o programa Parceria

Coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió foi recebido pelo Cel. Cássio Sinomar, secretário-executivo de Defesa Civil do Recife. Foto: Pedro Henrique/Ascom Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió visitou, nesta quinta-feira (23), a Defesa Civil do Recife/PE, para conhecer o programa Parceria, que realiza pequenas obras nas áreas de risco de toda a capital recifense, em parceria com os moradores das comunidades. O objetivo da visita técnica foi conhecer como funciona, para viabilizar a implementação da iniciativa na capital alagoana.

“Estamos sempre buscando soluções para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas que residem nas áreas de risco da nossa cidade e este programa pode nos auxiliar a minimizar os riscos, utilizando a participação da população na construção de melhorias” enfatizou Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

No programa, a população pode solicitar ao órgão para avaliar uma área de risco e identificar a viabilidade de uma intervenção. Após a identificação da viabilidade, a prefeitura entrega o material que será utilizado e a própria população realiza a obra, com o acompanhamento dos técnicos da Defesa Civil. “Todo o programa é acompanhado por nós, desde a vistoria até a finalização da obra. Não apenas entregamos o material, mas fazemos o projeto, orientamos os moradores e informamos todos os critérios para a realização, com técnicos das áreas de engenharia e de assistência social”, explica Elaine Hawson, gerente-geral de engenharia da Defesa Civil do Recife.

Obras de pequeno porte, no programa, são realizadas pela própria comunidade. Foto: Ascom Defesa Civil de Maceió

Mudança de vida

O projeto tem proporcionado aos moradores das comunidades do Recife mais segurança, com a eliminação de riscos nas regiões de vulnerabilidade social. Foi o que ocorreu com a Dona Rita de Cássia, que mora na comunidade Córrego do Sargento, no bairro Linha do Tiro, em Recife. “Esperei 21 anos para a realização dessa obra e recentemente fui contemplada. Me uni com a família que mora na parte de cima da barreira e conseguimos fazer a mão de obra, com o material entregue”, disse.

Sendo implantado em Maceió, o programa vai somar com as obras que já estão sendo executadas para contenção e proteção de encostas em diversos bairros da capital. “O próximo passo é produzirmos um relatório para conferir a viabilidade do projeto em Maceió, analisando, claro, os pontos e contrapontos da nossa realidade, mas já achamos o projeto espetacular. É a união da população com o poder público para trazer melhorias e mais segurança para todos”, conclui o coordenador.

Secom Maceió