Defesa Civil realiza simulado de desocupação do bairro do Pinheiro no sábado (16)

Ação deverá mobilizar cerca de 3 mil moradores da área

O simulado de desocupação do bairro do Pinheiro, marcado para o próximo sábado (16), deverá mobilizar cerca de 3 mil moradores da área. A expectativa é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, que ressalta a importância da participação da comunidade no treinamento para um eventual incidente na região, provocado pelo fenômeno geológico que tem causado tremores de terra e rachaduras em ruas e residências.

O plano de evacuação do bairro será tema de uma reunião que acontece nesta quarta-feira (13), na Igreja Batista do Pinheiro, onde o planejamento será apresentado para a comunidade. O encontro acontece a partir das 20h.

“É importante que a população tome conhecimento de que, no dia 16, das 15h às 16h, nós teremos o maior treinamento de evacuação já realizado no Estado de Alagoas, envolvendo todos os órgãos estaduais, municipais e federais e, principalmente, a população do bairro do Pinheiro”, lembra Moisés Melo.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, quatro pontos de encontro deverão ser utilizados durante o simulado, para os quais a população deverá se dirigir: o terminal rodoviário do bairro do Sanatório, na rua Belo Horizonte, a Casa Vieira, na rua Tereza de Azevedo, a área das concessionárias Volkswagen e Hyundai, na avenida Fernandes Lima, e o Cepa, também na Fernandes Lima.

“As viaturas da Polícia Militar, do Exército, Defesa Civil e vários órgãos civis e militares estarão conduzindo a população aos pontos de encontro, onde serão recepcionados pelos agentes municipais. Também haverá a varredura no bairro, para casos de algum retardatário querer se deslocar. Teremos entre 16 e 20 equipes distribuídas em quatro comboios circulando em todo o bairro do Pinheiro, fazendo a varredura do centro para as extremidades. Mas o mais importante é que a população saia de casa e possa se deslocar até os pontos de encontro”, ressalta Melo.

Durante o simulado, os moradores do bairro do Pinheiro que possuem alguma dificuldade grave de mobilidade – como os acamados, cadeirantes, os que estão em tratamento de home care, entre outros – e/ou que precisam de ajuda especializada para saírem de suas residências não precisarão participar do treinamento. O simulado deste sábado (16) visa orientar as pessoas que conseguem se deslocar até os pontos de encontro.

As pessoas que possuem alguma dificuldade grave de mobilidade devem entrar em contato com a Defesa Civil Municipal (0800 030 6205), que irá cadastrá-las e repassar a localização exata delas para os órgãos que farão o auxílio de evacuação nos momentos de eventual necessidade.

Agência Alagoas