Desenvolvimento Sustentável realiza mutirão de serviços no entorno do Mercado da Produção

Atividade tem objetivo de coibir ações que podem ocasionar a proliferação de endemias

Durante a manhã desta sexta-feira (29), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou um mutirão de limpeza e educação ambiental no entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada. O objetivo da ação era conscientizar as pessoas que residem na região e minimizar práticas que contribuam para a proliferação de endemias como a Leptospirose e a Dengue.

Cerca de 20 educadores, entre servidores e jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, percorreram ruas da região orientado moradores e comerciantes a respeito do descarte irregular de resíduos, sobre os perigos causados pela prática negativa e sobre os dias e horários que a coleta regular atende a localidade.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, afirma que a consciência ambiental é essencial para a diminuição de problemas para a sociedade.

“Somente educando traremos o cidadão para o nosso lado na manutenção da limpeza da cidade. Descartar seu resíduo irregularmente contribui para que pragas e doenças sejam espalhadas em seu bairro, atraindo riscos para a saúde”, disse.

Contribuindo ainda mais com o combate as endemias, a Superintendência enviou 40 agentes de limpeza para realizarem serviços de capinação, varrição e pintura de meio fio em ruas e espaços públicos do entorno do Mercado da Produção, na Levada.

Com a ajuda de máquinas, os agentes também fizeram o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular, prática comum na região, em pontos de lixo do bairro, evitando o acúmulo e, consequentemente, a proliferação de animais peçonhentos, doenças e pragas.

De acordo com Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, a prática ainda é comum, o que dificulta o trabalho da Prefeitura em relação a limpeza.

“Infelizmente em alguns bairros de Maceió a situação é complicada. Vemos que o lixo é um fator que traz riscos para a saúde do ser humano, ajudando na proliferação de animais peçonhentos e pragas”, afirmou.

Secom Maceió