Detran Alagoas disponibiliza carro adaptado para PcD realizarem provas práticas de direção

Candidato precisa apresentar laudo médico no momento da solicitação do veículo, que deve ser feita por e-mail

Carro para PcD está disponível para candidatos realizarem as provas práticas de direção

Fellipe Yuri / Ascom Detran

João Victor Barroso / Detran

Acessibilidade, independência e inclusão, esse foi o objetivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ao disponibilizar, desde o dia 15 de agosto, um veículo adaptado para que Pessoas com Deficiência (PcDs) possam realizar os exames práticos de direção.

Atualmente, os candidatos com algum tipo de deficiência podem utilizar nos exames práticos de direção um veículo particular adaptado ou o automóvel do Centro de Formação de Condutores (CFC). Em Alagoas, existem somente dois carros adaptados para PcDs realizarem os exames.

O carro disponibilizado pelo Detran pode ser adaptado para a maioria dos tipos de deficiência, e o usuário deverá fazer a solicitação para a utilização do veículo encaminhando um documento pessoal com foto e o laudo médico emitido por junta médica para o e-mail bancaexaminadorapcd@detran.al.gov.br.

De acordo com Fábio Monte, chefe da Comissão Examinadora de Trânsito do Detran, o carro adaptado poderá ser personalizado para cada candidato, dependendo da deficiência que o usuário apresente.

“Com o laudo em mãos, a equipe técnica do Detran irá analisar e verificar se o veículo poderá atender as especificações daquele candidato. Sendo aprovado, o carro será liberado para a realização da prova prática. Entre os equipamentos disponíveis, o veículo possui acelerador no volante e freio, que podem ser adaptados para o lado esquerdo ou direito”, explicou Fábio Monte.

Marco Fireman, diretor presidente do Detran, afirmou que, agora, com o carro adaptado disponibilizado pelo órgão, as pessoas com deficiência têm a oportunidade para realizar os exames práticos e ter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Fizemos o investimento nesse carro adaptado, como mais uma ação voltada à acessibilidade e inclusão, para que mais pessoas com deficiência possam ter a oportunidade de fazer o exame prático de direção. Vamos continuar trabalhando para garantir que cada vez mais alagoanos possam tirar a primeira CNH”, finalizou Marco Fireman.