Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com ação da Prefeitura

Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas apresentações culturais e exposições, na manhã desta quinta-feira (10).

Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Maceió levaram à sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diversas apresentações culturais e exposições, na manhã desta quinta-feira (10).

Com uma peça teatral, o Caps Rostan Silvestre, localizado na Jatiúca, iniciou as apresentações no pátio da Secretaria. Em seguida, não poderia faltar o coral mais querido da saúde mental de Maceió, o Voa Voa, do Caps Noraci Pedrosa, que fica no Jacintinho. Com sucessos de Ney Matogrosso, Tim Maia e Lulu Santos, além de uma paródia autoral, que conta as histórias dos Caps, os usuários animaram os servidores presentes na ação.

Já as crianças e adolescentes do Capsi Dr. Luiz Cerqueira da Rocha, da Serraria, se apresentaram com o Grupo Senzala de Capoeira. A comemoração contou ainda com apresentação das Fridas, grupo do Caps Sadi Carvalho, Zumba, distribuição de abraços, declamação de poesias, jogos de xadrez, exposição de trabalhos exitosos, fotografias, artesanatos e depoimentos dos usuários.

Integrantes do Coral Voa Voa, Maria Gerlane, Eliselba Carvalho e Willames da Silva destacaram os benefícios do serviços ofertado pela Prefeitura de Maceió. “Para mim é uma família, tratam a gente muito bem e eu não tenho o que falar. As atividades são ótimas, muito boas pra gente”, conta Eliselba, que também faz parte dos grupos de geração de renda e zumba.

Algumas dessas atividades são realizadas pelo Núcleo de Cultural e Reabilitação Psicossocial, como explica a coordenadora Sônia Lubiana. “O Núcleo fica encarregado de levar cultura pra dentro dos Caps. Hoje estamos com a primeira peça apresentada ao público, capoeira e zumba, além de outras atividades. E junto aos Caps e aos usuários, a nossa ideia é levar reabilitação a essas pessoas e reinseri-las na sociedade. Este é um trabalho fundamental, segundo eles próprios e é bem emocionante ouvir isso, porque é um trabalho bem feito e executado com muito amor”, enfatiza

De acordo com Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, é importante celebrar este dia e apresentar o que cada serviço vem desenvolvendo. “Cada serviço é bastante resistente em mostrar que a saúde mental cuidada em liberdade é a mais certa, não presa nos muros. Com amor dos profissionais e dos familiares, a gente consegue avançar bastante nas questões do sofrimento mental de cada pessoa, por isso é necessário ter um olhar diferente”, frisou.

Izolda falou ainda que cada usuário conta com seu próprio Projeto Terapêutico Singular (PTS) e que as atividades desenvolvidas se encaixam no perfil de cada paciente. “Como dizia a nossa grande Nise da Silveira, a gente tem que ver o que a aquela pessoa está propícia a fazer e investir nisso. Tem pessoas que gostam de bordar, desenhar, dançar e jogar, então cada um dentro da avaliação feita tem que ver ao que mais ela se adequa e com isso conseguimos grandes avanços”, relata.

A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque, comemorou os avanços na Saúde Mental de Maceió. “Eu tenho muito orgulho de ter feito parte da saúde mental, que representa um todo. E hoje, onde a gente vai, percebe um trabalho da saúde mental. Parabéns a todos e comemorem esse dia com muito orgulho, porque a gente tem o que celebrar”, destaca.

Secom Maceió