Dia Nacional do Ciclista: Detran Alagoas orienta sobre conduta para manter segurança no trânsito

Ciclistas precisam estar atentos à legislação de trânsito

 

A bicicleta está presente na vida de muitos desde a infância. A “magrela” é paixão de alguns, diversão para outros e transporte para muitos. No Dia Nacional do Ciclista, celebrado neste sábado (19), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) dá algumas orientações sobre as condutas que os ciclistas devem adotar para manter a segurança no trânsito.

O trânsito é de todos e a segurança viária é uma jornada contínua de aprendizado. A recomendação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é que todos são importantes no trânsito e o maior sempre deve cuidar do menor – a proteção aos mais vulneráveis é o ponto de partida para a melhoria na convivência nas vias e rodovias.

Para Antônio Monteiro, subchefe de engenharia de tráfego, da Segurança do Trânsito do Detran, é sempre importante valorizar todos os modos de transportes, principalmente os transportes ativos, como as bicicletas, porque elas trazem melhorias na qualidade de vida , reduzindo problemas cardíacos e obesidade.

“O ciclista faz parte do trânsito. Ele está inserido em um ambiente, onde junto com o pedestre são os mais vulneráveis. Sempre buscamos maneiras de deixar o trânsito mais humanizado, por isso é importante, tanto o estado como as prefeituras, investirem em espaço cicloviário, proteger a segurança dos ciclistas dando locais para que eles possam trafegar de forma segura, e com isso você consegue diminuir o número de vítimas de sinistros e ter um trânsito mais seguro”, afirmou Monteiro.

De janeiro a julho de 2023, foram registrados 596 atendimentos a ciclistas envolvidos em sinistros, sendo 171 vítimas atendidas pelo Hospital Geral do Estado (HGE) e outros 425 ciclistas que receberam cuidados no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

O Detran mantém um sistema rigoroso de monitoramento de sinistros de trânsito, analisando cuidadosamente dados e tendências para identificar áreas de risco e necessidades de intervenção. Essa análise orienta as iniciativas do órgão estadual, voltadas para reduzir o números de sinistros e aprimorar a segurança nas vias.

Antônio Monteiro recomenda que o ciclista precisa ser visto, sempre respeitando a legislação de trânsito. “É importante que o ciclista, ao adentrar na via, sinalize de alguma forma os movimentos dele para que os condutores consigam vê-lo. Eles também devem usar roupas claras, para ficarem mais visíveis à noite, usar luzes auxiliares, refletores, espelhos retrovisores e capacete. A atenção às sinalizações horizontais e verticais de trânsito é primordial, então o respeito à legislação é fundamental, para que não aconteçam colisões com outros veículos, trazendo mais segurança para todos”, explicou.

O Detran tem oferecido suporte técnico e consultoria aos municípios do interior, ajudando a implementar medidas de segurança, promovendo a conscientização em áreas onde a infraestrutura pode ser melhorada. Com essa abordagem inclusiva, cria-se um ambiente seguro para todos os alagoanos, onde quer que estejam.

Agência Alagoas