Educação apresenta resultados obtidos em parceria com Sebrae

Projeto leva educação empreendedora para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Subiu de uma para 14 a quantidade de escolas que possuem o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Rede Muncipal de Ensino. O balanço foi apresentado durante seminário na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae-AL). A reunião aconteceu nesta terça-feira (20) e teve como objetivo divulgar os resultados das atividades executadas pela Prefeitura em parceria com o órgão.

O objetivo da iniciativa é incluir atitudes empreendedoras nas escolas do Município. De acordo com o relatório apresentado, entre 2015 e 2016, o número de crianças impactadas pelo programa era de 527, divididos entre alunos do 1º ao 5º anos.

Já durante o ano de 2017, das 92 escolas da rede, 14 passaram a incluir a formação empreendedora no seu calendário de atividades. Além disso, também foi ampliado no mesmo período o número de professores capacitados para atuar no projeto, tendo saltado de 22 para 336 profissionais.

Em 2018, espera-se atender o total de 4.363 estudantes com expectativa de aumento, devido às vagas que ainda serão ofertadas no período de pré-matrícula do calendário especial.

“É muito importante a formação do docente nesse processo, porque o objetivo da inclusão do empreendedorismo nas nossas escolas é que a formação do aluno na área seja contínua. Ou seja, mesmo que o aluno saia da nossa rede, ele continuará recebendo incentivo a empreender”, explica Arcélio Fortes, técnico da Semed responsável pelo projeto.

Sobre o programa

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos oferece palestras e oficinas para professores e alunos, estimulando a oferta da disciplina Empreendedorismo nas escolas trabalhadas. Além disso, os alunos são estimulados a criar negócios envolvendo sustentabilidade e conhecem, na prática, aspectos da gestão e das finanças de micro e pequenas empresas.

Ascom Semed