Escadarias renovadas encurtam percursos e facilitam a vida de moradores de grotas

Prefeitura de Maceió já recuperou e construiu mais de 20 equipamentos nas comunidades de difícil acesso

Maria Anunciada e Judite Maria comemoram melhorias na Grota das Piabas / Foto: Jonathan Lins (Secom Maceió)

Do Feitosa até o Jacintinho, do São Jorge ao Barro Duro, da Pitanguinha ao Feitosa. Muitos moradores de Maceió não sabem, mas esses percursos podem ser feitos em poucos minutos por meio de escadarias que cortam grotas em toda a capital.

A importância desses equipamentos para as comunidades de difícil acesso é a mesma que as vias têm para o fluxo do trânsito de veículos. As escadas promovem acessibilidade e inclusão social, por isso são uma das prioridades do programa Brota na Grota.

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Prefeitura de Maceió já recuperou e construiu mais de 20 escadarias, e garantiu mais segurança e conforto aos moradores das localidades beneficiadas.

“Entrava prefeito e mais prefeito, ninguém nunca fez isso aqui que está tendo hoje. Na verdade, em todas as comunidades, em todos os bairros tá tendo essa oportunidade. E o pessoal fica feliz com as melhorias de vida”, afirma José Cavalcante, morador da Pitanguinha, onde atualmente a quinta escadaria passa por recuperação.

A engenheira Paula Gomes, responsável pelas obras do Brota na Grota, explica que as infiltrações de água de chuva e de esgoto são em geral a maior causa de problemas, como afundamento dos degraus, erosão do solo por baixo da escada e entrada de água nas residências.

Por isso, na Pitanguinha, o piso será quebrado e refeito, e o local vai ganhar pintura e corrimão. “Essa escada era uma das que eles mais pediam, porque esse acesso é o que a população local mais usa. Quando a gente chegou para iniciar os trabalhos, os moradores ficaram bem felizes”, conta.

Um deles é Igor Maciel, morador da região desde que nasceu. Hoje ele vive com a esposa e três filhos pequenos e, como pai, se preocupa com a segurança das crianças. “Agora a gente tá vendo a melhoria, né? A grota está sendo mais valorizada, tem muitas coisas acontecendo aqui dentro, as coisas estão mudando e vão melhorar mais a nossa vida”, comemora.

Em outro ponto da cidade, no Feitosa, a escadaria que liga o Loteamento Bariloche ao conjunto Piabas, no Jacintinho, já foi recuperada. Os moradores estavam improvisando pontes com qualquer tipo de material, mas o risco de acidentes era constante. Muitos optavam pelo caminho mais distante, como a dona Maria Anunciada da Hora.

“A gente botava madeira, botava uma pedra, o que a gente achava para tentar arrumar, a gente botava. Era improvisado, porque todo mundo tinha que dar a volta para ir para o médico, levar a criança na escola, buscar”, lembra.

Hoje, com a estrutura toda refeita, até o ambiente ficou mais agradável, como reforça dona

Judite Maria da Hora. “Esse é o melhor caminho, porque é mais perto, é pela sombra. Hoje, graças a Deus, tudo melhorou bastante, está mais limpo, mais bonito”, diz.

O Brota na Grota também está com obras na escadaria da Grota da Amizade, no São Jorge. Lá, não havia estrutura alguma, apenas o barro cortado pelos moradores em forma de degraus. Mas com a chegada do programa, o equipamento está prestes a ser finalizado. “Era só o barro, mas as pessoas subiam assim mesmo. Várias caíram, inclusive a minha vizinha. Eu achei muito bom quando chegou a obra. Já tá diferente, as pessoas já estão usando. Melhorou bastante, principalmente para quem mora lá embaixo”, ressalta o morador Joselito Ferreira.

O Brota na Grota foi iniciado há pouco mais de um ano em Maceió, com objetivo de levar inclusão social para as comunidades de difícil acesso. A infraestrutura é o carro-chefe do programa, e vai investir mais de R$ 150 milhões em contenção de encostas, além dos valores já executados em obras de segurança e acessibilidade. A iluminação também tem destaque, com investimento de mais de R$ 5,6 milhões em tecnologia de LED levada à periferia.

Secom Maceió