Estado lança Campanha Agosto Dourado para incentivar amamentação

Agosto foi o mês escolhido pelo Ministério de Saúde para reforçar as ações sobre a importância da amamentação

A Campanha Agosto Dourado foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (31), em uma cerimônia realizada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Na solenidade estavam presentes representantes da comunidade acadêmica e das secretarias de Estado de Saúde (Sesau), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Primeira Infância. 

Agosto foi o mês escolhido pelo Ministério de Saúde para reforçar as ações que estimulem e esclareçam a população sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento e prevenção de doenças nos recém-nascidos. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas por ano em razão do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que participou do evento, lembrou que o leite materno é um alimento completo, que, além de suprir toda a necessidade nutricional do bebê, permite criar um vínculo com a mãe e gera sensação de conforto para a criança. 

“Antes dos seis meses de idade, a amamentação fornece todos os nutrientes que o recém-nascido necessita. Ou seja, não é preciso complementar a alimentação com chás, leites artificiais ou mesmo água”, ressaltou o gestor da saúde estadual. 

Para a secretária extraordinária da Primeira Infância, médica Paula Dantas, o momento marca um esforço conjunto entre diferentes secretarias e administrações municipais para incentivar o aleitamento materno. “O Agosto Dourado é, antes de tudo, um símbolo do esforço conjunto de diferentes setores do Estado e dos municípios para assegurar o melhor para as crianças alagoanas. O ato de amamentar deve ser estimulado e protegido por todos”, destacou a secretária. 

A supervisora da saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Caroline Leite, ressaltou que durante todo o mês de agosto serão realizados eventos educativos e formadores nas cidades alagoanas. “Os municípios receberão ajuda técnica para a implantação de bancos de leite e criação de locais adequados para amamentação nos ambientes de trabalho, além de cooperação em iniciativas educativas para profissionais de saúde e população em geral”, ressaltou a supervisora. 

Agosto Dourado 

O Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 e ficou conhecido como o mês a amamentação em razão da comemoração alusiva à Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada em 1990, num encontro da OMS com o Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocent”. 

Conforme estudos científicos, o aleitamento materno gera muitos benefícios para o bebê e para a mãe. No caso do bebê, há proteção contra infecções respiratórias, diarreia, diminuição do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia, além de ajudar no desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Quanto à mãe, protege contra o câncer de mama e tem efeito contraceptivo.

Agência Alagoas