Fernando Tourinho assume TJAL e defende harmonia entre poderes

Presidente, vice e corregedor-geral eleitos para administrar a Justiça estadual no biênio 2023-2024 tomaram posse nesta sexta-feira (13)

O novo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho de Omena Souza, se comprometeu a trabalhar pela harmonia entre os poderes e entre as instituições. A cúpula da Justiça estadual eleita para o biênio 2023-2024 tomou posse nesta sexta-feira (13).

“Quero destacar a importância de existir harmonia e respeito entre os três poderes, sempre pensando no que é melhor para os destinos do nosso estado de Alagoas. A gente ama esse estado e penso que se dialogarmos mais, vamos fazer mais”, discursou o presidente empossado.

O desembargador garantiu também “permanente diálogo” com os servidores e magistrados da Justiça alagoana. “Estou convencido de que se eu conseguir contagiar vocês, vamos realizar muito”, disse.

Na ocasião, também foram empossados o novo vice-presidente, desembargador Orlando Rocha Filho, e o corregedor-geral da Justiça, Domingos de Araújo Lima Neto.

Fernando Tourinho reiterou a gratidão aos pares, por ter sido escolhido para o cargo. “Quero, em meu nome, e em nome dos outros empossados, agradecer essa confiança. A responsabilidade é grande, mas esperamos ser merecedores dessa confiança”.

O novo presidente parabenizou a cúpula diretiva que concluiu a gestão 2021-2022, composta pelo presidente Klever Rêgo Loureiro, o vice-presidente José Carlos Malta Marques, e o corregedor-geral Fábio José Bittencourt Araújo. “Vocês cumpriram muito bem a missão”, disse Tourinho.

O desembargador Klever Loureiro citou algumas das conquistas da sua gestão e relatou o sentimento de ter feito o melhor possível. “Hoje eu concluo um ciclo que se iniciou há dois anos. Não foram fáceis, foram dois anos difíceis, dois anos de pandemia, mas nós enfrentamos”, discursou Loureiro.

A solenidade teve a presença de todos os desembargadores do TJAL; do governador de Alagoas, Paulo Dantas; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor; do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas; do procurador-geral de Justiça, Márcio Tenório; entre outras autoridades.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins não pôde comparecer devido a compromisso no exterior, mas enviou ofício, lido durante a cerimônia, desejando pleno êxito à nova cúpula.

Trajetória

Fernando Tourinho ingressou na magistratura estadual em 1992 e passou pelas comarcas de Passo de Camaragibe e Marechal Deodoro, antes de chegar à Capital. Em Maceió, foi juiz da 25ª Vara Criminal (Execuções Penais), 8ª Vara Criminal (Tribunal do Júri), 1ª Vara da Infância e da Juventude e 17ª Vara Criminal (organizações criminosas). Em 2012, tomou posse como desembargador e foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2019-2020. 

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL –