Fligraça: noite de abertura com apresentações da cultura regional

Show da Banda da Guarda Municipal abriu o evento literário 

Teve início nessa quinta-feira (25) mais uma edição da Festa Literária do Graciliano Ramos, a Fligraça. A cerimônia de abertura aconteceu na Praça Central do conjunto, localizado na parte alta de Maceió, e atraiu moradores e visitantes, que puderam, em seguida, prestigiar os shows da Banda da Guarda Municipal, do cantor Jean, dos seresteiros São Vicente, da banda de pífano Fulô da Chica Boa, e ainda a apresentação da dupla de violeiros João Procópio e Neildo Marcelino.

A solenidade de abertura contou a presença do diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, do curador do evento e presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul, Carlito Lima, e do presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos (AMGR), Edivaldo Aurélio.

Para o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul, Carlito Lima, as festas literárias aproximam a população da cultura regional. “Um evento como a Fligraça, além de incentivar a leitura, também consegue aproximar a população da cultura regional e, consequentemente, fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas ao local que elas vivem” ressaltou.

“A Fundação Municipal de Ação Cultural é uma parceria essencial para a realização das festas literárias na capital alagoana. Toda a parte de estrutura e atrações culturais fazem parte deste grande auxílio dado pela Prefeitura de Maceió para a realização desses evento”, complementou Carlito Lima.

Moradora do conjunto há 27 anos, Maria de Lourdes se diz muito feliz em ver uma festa literária acontecer nas proximidades de sua casa. Para ela, eventos como esse são necessários para integrar a comunidade local em atividades que estimulam o conhecimento literário e cultural.

“Em todo esse tempo que moro aqui, a Fligraça foi um dos melhores projetos desenvolvidos no conjunto Graciliano Ramos. Os moradores estão bastante animados, apreciando muita música boa, além do principal objetivo que é imergir a comunidade no universo da leitura”.

A II Festa Literária do Graciliano Ramos é uma realização da Associação Cultural Alagoa do Sul com a AMGR e tem o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC e da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

O diretor-presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca a importância das festas literárias para os bairros de Maceió. “Essa já é a segunda Fligraça, já passamos pelo bairro do Pontal, com a Flipontal, pelo Jacintinho, com a Flijaça, e estamos aqui novamente, num local que possui o nome do grande escritor alagoano Graciliano Ramos. É uma ação do segmento de livro, leitura e literatura ímpar para a formação de crianças, jovens e também de outras idades”, afirmou.

Para o presidente da AMGR, Edivaldo Aurélio, a expectativa é que a II Fligraca atraia um número ainda maior de pessoas do que a primeira edição. “É um prazer enorme realizar um projeto como a festa literária no conjunto Graciliano Ramos, um evento aberto a toda comunidade. Os moradores gostaram bastante da primeira Fligraça e irão amar a segunda”, disse.

Programação da II Fligraça

A segunda Festa Literária do Graciliano Ramos agrega em sua programação diversas palestras, apresentações culturais, além de tendas de livros e artesanato.

Dando continuidade às atividades, nesta sexta-feira (26), na sede da Associação dos Moradores do conjunto, às 9h, a técnica do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Virgínia Miller, irá conduzir uma palestra sobre problemas ambientais em Maceió. Às 14h, Jayme de Altavilla Júnior, irá falar sobre a vida e obra de seu pai, um dos homenageados desta edição da Fligraça.

À noite, a partir das 19h, haverá a programação cultural na Praça Central do Graciliano Ramos, com a participação da banda do Corpo de Bombeiros de Alagoas, da dupla de violeiros João Procópio e Neildo Marcelino, do cantor Paulo Monte e da banda Hudson Torres.

Ascom FMAC