Gestantes da Unidade de Saúde do São Jorge participam do projeto fotográfico “Ser Mãe”

Iniciativa tem o objetivo de promover a autoestima e a saúde emocional das futuras mamães, bem como diminuir a evasão no acompanhamento pré-natal

Foto: Cortesia – Josbeth Correia

Na última semana de novembro, gestantes que realizam atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF) José Maria de Vasconcelos, localizada no São Jorge, participaram de uma sessão de fotografia profissional. A iniciativa, que já é realizada há 4 anos pela equipe da Unidade, tem o objetivo de promover autoestima, saúde emocional e diminuir a evasão do acompanhamento pré-natal.

O projeto “Ser Mãe”, conta, este ano, com sete gestantes que alcançaram os critérios estabelecidos para a participação no evento, como estar em dia com os exames, as vacinas e contar com, ao menos, seis consultas de pré-natal. A iniciativa é uma parceria da USF José Maria de Vasconcelos com o professor do curso de Comunicação, Josbeth Correia, que busca através das capturas de imagens, registrar o momento inesquecível para essas mulheres e seus bebês.

Segundo a enfermeira Ingrid de Lima, técnica de Referência do V Distrito Sanitário, esse projeto que inicia desde a captação precoce na área, pelo agente de saúde, visa também a melhoria nos indicadores de saúde e tem entusiasmado gestantes a darem continuidade ao pré-natal.

“Ao final da gestação oferecemos um book digital. Para participarem, as gestantes precisam alcançar alguns critérios definidos no projeto, como por exemplo, ter no mínimo seis consultas de pré-natal, uma consulta odontológica, estar com as vacinas em dia, realizar e trazer os resultados dos exames e teste rápido e precisam estar entre o 7° e 8º mês de gestação”, informa Ingrid de Lima.

Usuárias

“Para mim o pré-natal é de imensa importância tanto pra gente quanto para nosso bebê. A atenção e o carinho dos profissionais conosco é também gratificante, cada consulta é importante, cada exame solicitado, cada teste feito. Tudo isso nos faz ter a certeza que nosso bebê está bem juntamente com a mamãe, o que é necessário”, ressaltou Gisele Machado, gestante que participa do projeto.

Yasmim dos Santos Silva também é uma das gestantes que participaram da iniciativa. “O Book Solidário foi uma experiência sem igual. Foi incrível poder registrar os últimos momentos com o meu bebê na barriga e muito emocionante. Todo o cuidado que tiveram com a gente, preocupação e amor. Claramente deu pra sentir o carinho deles com a gente e com o trabalho feito. Amei a experiência e vou guardar para o resto da vida com todo carinho e amor”.

Secom Maceió