Iteral entrega títulos de terra a agricultores familiares de Delmiro Gouveia

Evento realizado em meio às ações do Governo Trabalhando garantiu a regularização fundiária de 97 famílias, em área de 800 hectares do Alto Sertão

Noventa e sete famílias do Assentamento Juá, localizado em Delmiro Gouveia, receberam das mãos do governador Paulo Dantas, da secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, e do diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, os documentos de regularização dos seus lotes, na manhã de sexta-feira (19), durante a solenidade de abertura da primeira edição do Governo Trabalhando, iniciativa que segue promovendo uma série de ações no Alto Sertão Alagoano ao longo deste domingo (20).   

De responsabilidade do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o processo que leva à titulação das propriedades situadas em assentamentos rurais envolve o cadastro dos agricultores familiares aptos a receber o benefício, um trabalho de georreferenciamento das áreas ocupadas pelos pequenos produtores e, por fim, a emissão dos títulos que garantem segurança jurídica aos trabalhadores do campo. Além da possibilidade de acesso a políticas públicas e linhas de crédito.  

Entre as dezenas de pessoas contempladas no evento estava o agricultor João Audálio, de 77 anos, que esperou três décadas para receber o título definitivo do lote onde foi assentado com a família. “Não tenho palavras para expressar minha felicidade. Chegamos na comunidade de orma pacífica e, desde então, fazemos da terra o nosso sustento. Agora estamos mais seguros. São propriedades que vão passar de pai para filho”, celebrou.   

Durante o ato de entrega dos documentos, o governador Paulo Dantas destacou que a agricultura familiar e o campo popular são pautas prioritárias de sua administração. “Para nós, do Governo de Alagoas, investir na reforma agrária é investir no desenvolvimento e prosperidade dos agricultores e do setor agrícola. Minha promessa é entregar o máximo de títulos possíveis, pois o produtor precisa ter a segurança de estar trabalhando em uma terra que é sua”, declarou. 

Cerca de outras 150 famílias do Assentamento Juá, que ocupam uma área de pouco mais de mil hectares, devem ser beneficiadas após a conclusão de uma segunda etapa de titulação na comunidade.  

Para Dona Dorvalina Gomes da Nativa Santos, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Distrito de São Sebastião (antigo “Caixão”), a notícia trouxe um grande alivio. “Batalhamos por essa conquista há muito tempo. A posse das terras representa a garantia do bem-estar da nossa gente”, afirmou. 

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o órgão de terras do Estado deve entregar ao menos 800 títulos – já emitidos – nos próximos meses. “Vamos seguir atuando no sentido de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Esse é um compromisso do governador Paulo Dantas e da secretária Carlas Dantas. A partir da emissão dos títulos de terra, ampliamos as possibilidades dos homens e mulheres do campo, que passam a contar com segurança jurídica e a possibilidade de acesso a programas e políticas de incentivo à agricultura familiar”, acrescentou.

Ascom Iteral