Líderes comunitários se engajam na Campanha Rua Legal

Participaram representantes dos novos residenciais, Maceió I, Caetés, Morada do Planalto e dos bairros Benedito Bentes e Bom Parto

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião com líderes comunitários para fortalecer a Campanha Rua Legal. O objetivo foi envolver as lideranças na ação, para que elas se tornem multiplicadores e apoiadores dentro das Comunidades.

Participaram representantes de novos residenciais, a exemplo do Maceió I, Caetés, Morada do Planalto e de bairros como Benedito Bentes e Bom Parto. “É o empoderamento da sua localidade. Ou seja, vamos ter o poder de decidir quem merece ser homenageado”, enfatizou o líder do Bom Parto, Fernando Lima.

Fernando lembra que no Bom Parto tem várias ruas que foram nomeadas sem o conhecimento e o consentimento da população e que há problemas de endereçamento no bairro. “Essa janela aberta pela prefeitura vem realmente sanar esse problema e corrigir essas incoerências”, enfatizou Fernando.

A Campanha Rua Legal foi lançada em novembro do ano passado e teve o prazo prorrogado até o dia 31 deste mês. Os interessados em participar devem enviar a sugestão dos nomes de ruas a serem batizados para o e-mail rualegalmaceio@gmail.com ou entregar o requerimento na sede da Sedet.

Na solicitação da mudança deve constar um abaixo-assinado da população e a justificativa pela escolha do nome. O objetivo é que a definição seja feita em acordo entre todos ou a maioria dos moradores. O nome sugerido não pode ser de pessoa viva, nem de rua que já exista em outra localidade.

Para a diretora de Planejamento de Habitação de Interesse Social da Sedet, Suzana Lobo, a campanha tem uma função bastante importante. “Nós temos vários conjuntos novos e as ruas ainda estão como Projetada, Rua 1 ou Rua 2. A escolha do nome da rua vai fazer com que eles morem em um local com identificação e vai dar uma referência, pois o nome da rua terá uma historia e uma relação com a vida da comunidade”.

O diretor de Geoprocessamento da Sedet, Tácio Rodrigues, enfatiza que o melhor nome a ser escolhido é aquele que vem do próprio bairro. “Por isso estamos dando a oportunidade para a população. O canal de participação popular já foi instituído e precisa contar com o fortalecimento e essa parceria, que é muito salutar”, defendeu Tácio.

Para obter mais informações sobre a Campanha Rua Legal, clique aqui..

Secom Maceió