Maceió Rosa estimula ações de prevenção ao câncer de mama

Criada para fortalecer as ações do Outubro Rosa, a campanha Maceió Rosa finalizou sua 3ª edição.

Com uma programação diversificada e cheia de atrações, durante todo o mês de outubro, a campanha promoveu ações em locais públicos com grande circulação de pessoas, para reforçar o combate ao câncer de mama

Diversos serviços foram levados a quatro praças da cidade para reforçar a mensagem da prevenção e da busca pelo diagnóstico precoce. Durante a campanha, foi realizada a III Corrida Rosa, de promoção à conscientização, e o Dia D de Combate ao Câncer de Mama, que levou as ações para o Centro de Maceió.

Para ajudar na missão, voluntários das ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Mama Renascer, Casa Rosa e servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram das atividades nas praças Lucena Maranhão (Bebedouro), do Bicentenário (Conjunto José Tenório), da Faculdade (Prado) e Deodoro (Centro). As entidades são beneficiárias dos valores arrecadados com a venda das camisas da campanha.

Toda a campanha contou com o suporte fundamental da Secretaria Municipal de Saúde, que prestou diversos serviços, mobilizando as unidades de saúde para as ações de prevenção e facilitando o encaminhamento para exames de mamografia, que durante a campanha também tem a oferta ampliada. O exame é fundamental para detecção de alguma alteração na mama.

No Dia D de Combate ao Câncer de Mama, realizado na Praça Deodoro em 23 de outubro, foram levadas ao público apresentações artísticas, dança do ventre, doação de cabelo para confecção de perucas, venda de camisetas da campanha, aferição de pressão e panfletagem.

“Esse dia coroou a inovação do Maceió Rosa 2017, que levou a nossa campanha às ruas, durante todo o mês de outubro. Levar as ações até onde as mulheres estão, como fizemos em praças, no centro e nas ruas, com conversa e informação, mostra o quanto é importante estar o tempo todo alerta sobre a necessidade de exames periódicos e alimentação saudável”, destacou a coordenadora da campanha, a primeira-dama Tatiana Palmeira.

Ela destacou a importância da campanha para conscientizar sobre a prevenção e o tratamento do câncer. “O ciclo ideal para fazer o autoexame é logo após o período menstrual, para quem ainda está nessa fase, e essa é a melhor época para que a mulher detecte algo ou não. A nossa campanha é mais um reforço das ações de combate ao câncer de mama, que é o câncer que mais mata mulheres no Brasil e nós precisamos reduzir esses índices”, disse.

Em todas as praças, as ações contaram com a presença das drag queens Paty Maionese e Rebeca Big Mac, que animaram o público e distribuíram panfletos de conscientização sobre o câncer de mama.

Secom Maceió