Mais de mil alunos da rede estadual irão se apresentar no Encontro Estudantil

Gratuito e aberto à comunidade escolar, evento ocorre em agosto, no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anuncia que já está confirmado o esperado Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, que consiste em muita ciência, arte e cultura. Este ano, o encontro será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, sempre das 8h às 17h, no Ginásio Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi), no Trapiche da Barra, em Maceió, onde toda a comunidade escolar poderá prestigiar os trabalhos de mais de 1.100 estudantes inscritos. 

Com o tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para o ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, o evento destinado aos estudantes do ensino médio da rede estadual visa incentivar e promover o protagonismo juvenil nas escolas que integram as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) espalhadas por todo o estado. 

Conforme o cronograma definido pela Secretaria de Estado da Educação (Sesau), no dia 09, o ginásio será palco do Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas (SAEREAL), com 26 estudantes apresentando produções que irão abordar os mais diversos gêneros literário e artístico, com direito à poesia, crônica e conto, além do Festival Estudantil de Dança de Alagoas, que vai mobilizar 130 estudantes dançarinos.

Enquanto isso, no corredor lateral do ginásio, os participantes também poderão prestigiar as artes plásticas produzidas e expostas por 78 estudantes. 

Na mesma data, no pavilhão e no Laboratório de Inovação e Criatividade para a Educação Básica (Labcrie), o Festival de Inovação e Criatividade (FIC) promete reunir dezenas de estudantes e educadores, todos sedentos pelas novas tecnologias. 

O pavilhão também estará disponível para a tradicional Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), composta por três categorias: Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), com 78 estudantes; Mostra de Robótica, também com 78 estudantes; e Arena da Cultura Empreendedora da Escola (ACEE), com 52 alunos. 

No dia 10, o palco será ocupado pelas apresentações do Festival Estudantil de Teatro. Ao todo, 130 alunos vão trazer à tona a importância do trabalho artístico nas escolas, fomentando a cultura, a inclusão e o respeito à diversidade, além, é claro, de muito lazer e entretenimento. 

Também serão expostos trabalhos da Mostra Estudantil de Audiovisual, que terá 52 participantes. E no pavilhão, paralelamente, 268 estudantes ficarão responsáveis pelo Encontro Estadual de Grêmios Estudantis (Egreal), por meio do qual os alunos pretendem debater iniciativas desenvolvidas junto à comunidade escolar. 

Já no terceiro e último dia (11), o pavilhão vai concentrar as apresentações das práticas inspiradoras. Será a vez do programa Professor Mentor – Meu Projeto de Vida, quando 26 estudantes terão entre 5 e 10 minutos para expor seus trabalhos. 

Some-se a isso a disputa de 65 estudantes por três prêmios: Edvaldo Albuquerque de Protagonismo Estudantil (destinado a ações e práticas que valorizam a promoção do protagonismo juvenil e que se propõem a transformar a comunidade escolar); Personalidades Negras e Indígenas (construído pelos estudantes e docentes sob a ótica da história e cultura afro-indígena alagoana); e Professora Cenira Angélica (voltado a projetos que demonstrem, em ações do cotidiano escolar, práticas de combate à violência contra a mulher). 

Também no último dia, a programação prevê, ainda, a Mostra Estudantil Fotografia de Alagoas, com 65 estudantes inscritos, e o Festival Estudantil de Música de Alagoas, que também já mobiliza 65 jovens talentos. 

Realizado desde 2016, o encontro oferece a socialização de experiências e a aquisição de conhecimentos compartilhados pela comunidade escolar, reconhecendo a escola como um espaço democrático, criativo e com total estímulo ao protagonismo dos estudantes, principais responsáveis pela construção e desenvolvimento dos projetos. 

Agência Brasil