Marcelo Palmeira participa de ações do Dia Mundial da Criança

Na última segunda-feira (20), foi celebrado o Dia Mundial da Criança. Em comemoração à data, crianças e adolescentes ganham voz em algumas capitais.

Em Maceió, meninas e meninos assumem, de forma simbólica, o controle de alguns órgãos municipais, além de cargos de vereadores e deputados estaduais. As ações são uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a Prefeitura de Maceió.

Nesta quarta-feira (22), acontecem as comemorações do Dia Mundial da Criança na sede da Prefeitura, às 9h, e vão contar com a presença do prefeito em exercício Marcelo Palmeira. O prefeito vai ceder seu posto ao adolescente Akysson Hasller, de 16 anos, que assumirá a Prefeitura de forma simbólica até o final da manhã. O chefe da Plataforma do Semiárido do Unicef no Brasil, Robert Gass, estará em Maceió para acompanhar as atividades.

Além do posto de prefeito mirim, outros adolescentes vão assumir cargos simbólicos nesta quarta. ALetícia de Castro, de 16 anos, e Wendes Estefanie, de 13 anos, serão secretárias de Assistência Social e um outro adolescente será deputado estadual e acompanhará o deputado estadual Rodrigo Cunha.

A iniciativa, que no Brasil foi batizada de “Crianças No Controle”, é parte de uma ação mundial da Unicef, que envolve artistas, políticos, atletas e outras personalidades, e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da participação de crianças e adolescentes nas discussões sociais sobre infância e adolescência.

Também participarão da ação a chefe de gabinete do prefeito, Juliana Vergetti, as secretárias de Educação Ana Dayse, e de Assistência Social, Celiany Rocha, os vereadores Tereza Nelma, Siderlane Mendonça, Silvania Barbosa e Luciano Marinho, os deputados estaduais Rodrigo Cunha e Jó Pereira; a Secretária Adjunta da Semas, Nadja Braga; e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Cícera.

Em seus lugares, assumirão, Larissa Hellen (12 anos), Ayrton Ferreira (16 anos), Fabrícia Vitória (12 anos), Akysson Ferreira (16 anos), Luize Keyla (14 anos), Wendes Estefanie (13 anos) e outras crianças e adolescentes que ainda serão confirmados, em programações específicas relacionadas a cada um dos cargos a ser ocupados.

Dia Mundial da Criança

A data entrou no calendário mundial em 1954 em um esforço de chamar atenção aos desafios enfrentados por crianças em diferentes partes do mundo. Exatamente 35 anos depois, no dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, que se tornou o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado na história mundial. A Convenção tem sido um instrumento fundamental para colocar as crianças e os adolescentes – e a garantia de seus direitos – no centro da agenda global de direitos humanos e do desenvolvimento dos países.

A partir de 2017, o UNICEF fortalece a data propondo um momento único “para crianças, por crianças”. A proposta é dar visibilidade aos desafios da infância e adolescência, garantindo às meninas e aos meninos a oportunidade de se expressar – falar sobre suas preocupações e expor suas ideias, como agentes de mudança.

Secom Maceió com Assessoria Unicef Brasil