MSC Fantasia aporta em Maceió sob monitoramento

O cruzeiro atracou na cidade com a liberação da Anvisa, que realiza rigorosa triagem

A capital alagoana recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (13), mais um navio da lista de cruzeiros programados até o final da temporada, em abril deste ano. O MSC Fantasia atracou na cidade com a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que realiza o monitoramento diário das condições operacionais e higiênico-sanitárias dos navios, incluindo o estado de saúde dos passageiros.

O navio, considerado o segundo maior desta temporada, navega na costa brasileira desde novembro de 2019 e teve como origem o Rio de Janeiro. A capital alagoana é a última parada do cruzeiro, que segue para Tenerife, na Espanha, com mais de 2.300 passageiros. Para embarcar no navio, os cruzeiristas passaram por uma rigorosa triagem realizada pela Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (CLIA), com procedimentos adicionais de rastreamento em resposta ao coronavírus.

Entre os procedimentos adotados como medidas de prevenção pela CLIA estão exames de saúde, triagem de temperatura e o impedimento do embarque de passageiros que estiveram em aeroportos dos principais destinos afetados ou em contato com pessoas diagnosticadas ou com suspeita de infecção pelo novo vírus. Em Maceió, os visitantes também passaram por avaliação médica antes do desembarque, realizadas por profissionais de saúde do governo estadual.

Duas horas antes de qualquer cruzeiro chegar ao Porto de Maceió, a CLIA emite um documento que ateste as boas condições de saúde dos passageiros e de higiene da embarcação, critérios decisivos para a liberação da atracação do navio pela Anvisa. Segundo o setor de fiscalização do órgão, não houve nenhum caso de interesse sanitário no cruzeiro.

Ao longo da permanência do navio em Maceió, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) recepciona os viajantes no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel e adota todas as medidas de higiene e segurança orientadas pelos órgãos de saúde. A equipe, que conta com informantes que falam vários idiomas, distribui materiais informativos sobre os pontos turísticos da cidade. Além disso, os cruzeiristas são recebidos com apresentações culturais, exposição de artesanato e de produtos regionais.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, a Secretaria mantém contato com os órgãos de saúde locais para a segurança da população e dos passageiros que chegam a bordo de navios. “O trabalho da Semtel aproxima os turistas dos grandes atrativos de Maceió e é responsável por divulgar o destino a pessoas do mundo inteiro. A temporada de cruzeiros é um dos grandes impulsionadores do turismo local e fundamental no incremento da economia municipal. Esse trabalho é realizado de forma segura, em conjunto com o Porto de Maceió, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde, que sempre estão presentes na recepção dos navios, e tendo como respaldo os relatórios de monitoramento da CLIA e da Anvisa, que é quem libera as chegadas dos navios na capital”, explicou.

Além da Semtel, a temporada de cruzeiros 2019/2020 conta com o apoio da administração do Porto de Maceió, Empresa Irmãos Britto, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), Luck Receptivo, JR Turismo, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfetur), Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Sedetur, Polícia Militar, Oplit, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Exército Brasileiro e Procon Maceió.

Ascom Semtel