Novos diretores e vice-diretores de unidades escolares comemoram resultado das eleições

Pais de estudantes, professores e toda comunidade escolar das unidades puderam votar em uma das chapas

Os diretores e vice-diretores eleitos para o mandato 2023-2026 das escolas e CMEIs municipais já planejam executar as propostas de melhorias para as unidades. A eleição ocorreu na terça-feira (16) e, ao final das votações, alguns resultados já estavam sendo divulgados na rede de ensino de Maceió. Pais de estudantes, professores e servidores das unidades escolares puderam eleger seus representantes por meio do voto direto e manual. O mandato dos novos diretores começa no dia 2 de junho.

“Para algumas escola, existe uma perspectiva da continuidade do trabalho, porque a equipe gestora pode ter feito um excelente trabalho, e eles querem a continuidade. Em outras, querem a mudança, exatamente pelo contrário, mudar para melhorar”, afirmou Antônio Benedito, presidente da Comissão Eleitoral Central, Antônio Benedito.

Na Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, houve uma comoção geral de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, dos porteiros, educadores, e demais colaboradores da unidade que estavam acompanhando a contagem de votos. Com 386 votos válidos, foram eleitas as servidoras Cristiane Costa e Dayse Uchôa, para os cargos de direção e vice direção, respectivamente.

No CMEI Mestra Virgínia, localizado no Rio Novo, foram eleitos Akauê Basili e Marcela Penedo com 42 votos. Para Cristiane, foi uma emoção muito grande ver que toda a comunidade estava presente e torcendo por elas.

“Todo mundo se empenhou para fazer a divulgação de que os pais precisavam estar aqui. Foi emocionante porque houve a colaboração de todos. Com esse resultado, percebemos que estamos no caminho certo, porque a gente trabalha de forma que proporcione à comunidade escolar uma escola de qualidade”, disse Cristiane Costa.

Ainda segundo a servidora, a proposta da nova gestão é continuar ouvindo todas as vozes da unidade, a fim de oportunizar uma escola mais humana e participativa na vida das famílias.

“Toda comunidade já teve e ainda tem a oportunidade de falar, de estar dentro da escola, de realmente participar. A nossa expectativa é que os estudantes, professores, pais continuem nos ajudando na nossa caminhada. Não estamos sozinhos, um ajudando o outro. A gente acolhe e tenta de alguma forma melhorar caminhos”, enfatizou a diretora eleita.

Escola viva e humanizada

A coordenadora pedagógica da Escola José Clemente, no Benedito Bentes, Júlia Dias também foi eleita diretora. Junto a ela, no cargo de vice-diretora, estará Rose Madalena. Ela contou que será a primeira vez que vai assumir o cargo e que a motivou a participar da eleição foi a vontade de tornar a escola ainda mais acolhedora e uma referência.

“Estou lá desde 2015 e a gente vê como a escola evoluiu, como a escola está cada vez mais unida. Estamos com muitos sonhos, vontade, compromisso e pé no chão, focando sempre na transparência, tudo que é necessário para um educador estar a frente de uma escola”, declarou Julia.

Segundo a servidora, o foco principal no seu mandato será a ativação da biblioteca, das salas de recursos para estudantes com autismo, e o transporte escolar. “Acredito que é possível tornar a escola viva, onde os projetos sejam realmente fortalecidos. E, para isso, buscar recursos que favoreçam o bem-estar das crianças, professores e comunidade, proporcionando uma melhor qualidade de vida”, concluiu.

Outra escola que elegeu a nova gestão foi o CMEI Professora Maria Salete da Silva, do Benedito Bentes. Com 78 votos válidos, Katia Barbosa e Karla Danielle da Silva foram eleitas diretora e vice-diretora, respectivamente. Elas concorreram com mais uma chapa. Para Katia, o principal objetivo desse novo mandato será trabalhar junto com a comunidade para atender suas demandas e necessidades.

“Sentimento de gratidão a Deus, gratidão a comunidade, pela credibilidade dada à gestão para dar continuidade a esse trabalho. Antes da contagem, a comunidade aguardou em casa, para ver se já tinha saído, gente torcendo pela gestão. Foi muito emocionante”, disse a diretora, que também comentou que a demanda maior na gestão será a busca por vagas na unidade, já que o CMEI é bem procurado na região.

Secom Maceió