Paulo Dantas inaugura Creche Cria na Grota do Cigano, um marco histórico para a Educação Infantil de Maceió

Unidade deveria ser gerida pela Prefeitura, mas diante da recusa, a Seduc vai assumir a creche

Créditos: Rodrigo Marinho / Ascom Cria

Um marco histórico para Alagoas. O governador Paulo Dantas inaugurou na manhã desta segunda-feira (15) a Creche Cria da Grota do Cigano. Essa é a primeira unidade sob gestão exclusiva do Estado, devido à recusa da Prefeitura de Maceió em administrar a creche. A unidade vai atender 200 crianças e gerar 50 empregos diretos.

A Creche, pronta há mais de um ano, representa um esforço do Governo do Estado, que, mesmo diante da não resposta da Prefeitura de Maceió, decidiu realizar um feito inédito em Alagoas: administrar o ensino infantil, que constitucionalmente é dever dos gestores municipais. A capital alagoana possui ainda mais duas unidades no bairro do Benedito Bentes, que devem ser inauguradas nos próximos meses.

Ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o governador Paulo Dantas afirmou que o Estado tem preenchido várias lacunas deixadas pela prefeitura da capital, e vem realizando transformações por toda cidade. A Creche Cria da Grota do Cigano é, inclusive, mais um instrumento transformador para uma das comunidades mais carentes de Maceió.

“Trouxemos o Vida Nova nas Grotas, construímos o Parque Linear, um dos maiores do Brasil, com áreas de lazer e esportes, e agora a Creche Cria. Temos, por toda a capital, obras que estão transformando a realidade dos maceioenses. Eu quero fazer um trabalho conjunto com o prefeito de Maceió, porque é meu dever constitucional, mas se ele não quer deixar as questões políticas de lado, o Governo de Alagoas vai ocupar esses espaços e vamos fazer muito mais por Maceió e por toda Alagoas”, disse.

Conforme dados do Censo Escolar de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maceió tem 36.982 crianças de 0 a 3 anos de idade, mas apenas 3.473 estão matriculados. Na pré-escola – crianças com idade entre 4 e 5 anos de idade – existem 29.108 crianças. Desse total, 6.817 estão matriculadas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou que esta é a 52ª Creche Cria entregue pelo Governo de Alagoas, sendo 50 entregues ao longo do ano de 2023. Segundo ele, este número é maior que qualquer outro estado ou município, e também o Governo Federal.

“Já são 52 creches entregues em todo o estado e em 51 delas a prefeitura assumia a gestão das unidades, porque, mesmo aqueles opositores politicamente, sabem da importância que é um equipamento desse. O Estado recebe a doação do terreno, realiza toda a construção, deixa a unidade toda equipada com móveis, ventiladores, ar-condicionado e a prefeitura tem apenas a obrigação de realizar a matrícula e contratar os servidores. São 50 empregos diretos, 200 crianças sendo atendidas. Somente aqueles que não tem compromisso com a população rejeitariam um projeto desse. Iniciamos esse Programa em minha gestão à frente do Governo de Alagoas, mas foi Paulo Dantas que realizou a entrega da maioria absoluta das creches e está transformando a vida de milhares de crianças e de pais e mães, que podem trabalhar tranquilamente sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados”, afirmou.

Até o final de 2026, o Estado planeja construir 200 Creches Cria com recursos próprios, além de fornecer suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência. A unidade na Grota do Cigano recebe o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, em homenagem à dedicada professora da rede estadual que faleceu em 2021 devido à Covid-19.

A secretária Roseane Vasconcelos lembrou que o foco do Estado é contribuir para alcançar a meta do Programa Nacional de Educação (PNE), ou seja, universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade, e ampliar a oferta nas creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos de idade.

“A primeira infância é prioridade do governador Paulo Dantas e não poderíamos ficar de braços cruzados e prejudicar o desenvolvimento de dezenas de crianças e a dinâmica de várias mães e pais. Diante do impasse, o Estado vai operacionalizar a unidade”, explicou.

Também participaram do evento o vice-governador Ronaldo Lessa, o deputado federal Paulão, os deputados estaduais Alexandre Ayres, Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, os vereadores por Maceió Kelmann Vieira, Joãozinho, Aldo Loureiro, além dos secretários de estado.

Agência Alagoas