Prefeito decreta luto oficial em memória a Audálio Dantas

O decreto municipal 8.582 será publicado nesta sexta-feira (1º de junho) no Diário Oficial do Município, com vigência a partir desta quarta (30)

O prefeito Rui Palmeira decretou luto oficial de três dias em memória ao jornalista e escritor alagoano Audálio Ferreira Dantas, que morreu nesta quarta-feira (30), aos 88 anos, em São Paulo, em consequência de um câncer de intestino. Nascido no município de Tanque D’Arca, em 8 de julho de 1929, Dantas foi um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro e um dos mais atuantes no processo de redemocratização do Brasil.

Jornalista combativo e destacado defensor dos direitos humanos e da liberdade de imprensa, Audálio Dantas atuou em alguns dos principais veículos de informação do Brasil, como O Cruzeiro, Realidade e Manchete e também se notabilizou na atividade sindical. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (1975) e em 1983, foi o primeiro presidente eleito da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Em 1978, foi eleito deputado federal por São Paulo, tendo sido considerado, à época, um dos parlamentares mais influentes do Brasil.

Para o prefeito Rui Palmeira, a vida e o trabalho do alagoano honram e dignificam o jornalismo e a luta pelas liberdades democráticas no Brasil. “Audálio Dantas foi um grande homem, um jornalista brilhante e um parlamentar notável, que engrandeceu sua profissão e honrou a atividade política”, afirmou.

Secom Maceió