Prefeito participa de conclusão do projeto Construindo com Mulheres

O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta terça-feira (19), do encerramento da 3ª etapa do curso de qualificação e entrega de mais 200 certificados do programa Construindo com Mulheres.

Também participou da solenidade o secretário municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Dênis Agra Jatobá, e a presidente da Organização Não Governamental O Consolador, Ana Fragoso. O evento aconteceu na sede da ONG, no bairro do Prado.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), a Superintendência do desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a ONG O Consolador.

“São mais 200 mulheres capacitadas para áreas da construção civil, tais como gesseira e aplicadora de cerâmica, que são campos em que as mulheres atuam com mais precisão que os homens. Já houve outras turmas antes e boa parte delas está encaminhada para o mercado, com carteira assinada e principalmente mais autonomia em seus lares”, disse o Prefeito Rui Palmeira.

Todos os cursos ofertados pelo programa Construindo com Mulheres ofereceram uma bolsa-auxílio no período das aulas. As duas turmas que foram certificadas desta vez tinham mulheres que participaram dos cursos de aplicadora de gesso e aplicadora de revestimento cerâmico.

“Hoje a gente qualifica 200 mulheres, totalizando 600 mulheres que passaram pelos cursos profissionalizantes ofertados pela prefeitura de Maceió. Esse é um momento de extrema importância porque não significa apenas inserí-las no mercado de trabalho, mas também quebrar paradigmas sobre a atuação da mulher no setor de obras”, destacou Dênis Agra, titular da Semtabes.

O programa também visa manter contato com empresas do ramo da construção civil para que as alunas qualificadas possam ingressar no mercado de trabalho. A Ademi e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Maceió (Sinduscon) são parceiros nessa etapa.

“Essa é a consagração de um trabalho iniciado em 2016. Já temos hoje um envolvimento muito grande com a construção civil, com essas mulheres prontas para o mercado de trabalho e o grande desafio agora é inseri-las. Esse é um público que estava desempregado, a grande maioria vivia de “bicos” e o curso foi uma oportunidade de sair da informalidade”, Ana Fragoso, presidente da ONG O Consolador.

Ana Flávia dos Santos foi uma das alunas que recebeu o certificado do curso de revestimento de cerâmica e falou sobre as expectativas após a qualificação. “Foi um prazer participar do curso e a minha expectativa é muito grande porque essa é uma oportunidade de ter um emprego fixo. Todas nós esperamos trabalhar na área e eu estou desempregada há dois anos”.

Camila Barbosa (estagiária) e Leyvson Gomes/Secom Maceió