Prefeito Rui Palmeira reinaugura Laclim nesta quinta-feira

Tanto os blocos quanto o Laclim passaram, durante o período de reforma, por uma reestruturação geral

O prefeito Rui Palmeira reinaugura, nesta quinta-feira (05), às 09 horas, o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim) e os Blocos L (Centro de Diagnóstico) e G (Centro Especializado de Reabilitação – CER III/Fisioterapia) do PAM Salgadinho. A reforma vai oferecer mais conforto a usuários e servidores. A reinauguração contar também com a presença do secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Tanto os blocos quanto o Laclim passaram, durante o período de reforma, por uma reestruturação geral. Todas as instalações elétricas e de iluminação foram refeitas, e a parte hidráulica foi revista e ganhou reparos. Além disso, foi refeita a pintura de todas as estruturas, as cobertas dos telhados renovadas e as esquadrias recondicionadas ou trocadas.

De acordo com a farmacêutica bioquímica e diretora do Laclim, Kelma Cristina Félix de Araújo, no laboratório a reforma foi muito além da estrutura física, pois transformou o equipamento público em um dos mais avançados no município, dotado de máquinas automatizadas de última geração, que vão possibilitar a interface de todos os processos – a partir da integração entre os equipamentos de automação laboratorial e o Sistema de Informação Laboratorial (LIS), software de cadastro do laboratório – agilizando os procedimentos e eliminando os processos manuais.

“Estamos reinaugurando o Laclim com a perspectiva de atender a uma média de 250 pacientes por dia, oferecendo todo o conjunto de exames bioquímicos e de hematologia completos, além dos parasitológicos, microbiológicos e de urianálise, destinados a diagnósticos de patologias ou simplesmente aos cuidados preventivos com a saúde. E isso tudo com a garantia de qualidade dos melhores equipamentos e de profissionais altamente capacitados, assegurando assim um serviço de excelência para a população”, ressaltou Kelma.

O Laclim vai funcionar das 7h às 19h, com coleta de exames pela manhã e entrega de resultados e outros serviços no período da tarde. Toda a demanda de exames para o local será regulada pelo Complexo Regulador de Maceió (Coara) e agendada no PAM Salgadinho ou nas unidades de saúde do município.

“Vamos reiniciar os trabalhos do Laclim com o firme propósito de cumprir a determinação da Prefeitura de zerar a demanda reprimida de exames destes tipos ainda existente nas unidades de saúde, beneficiando diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforçou a diretora.

Ascom SMS