Prefeitura de Maceió dá continuidade à revitalização do Vale do Reginaldo

A obra contará com mais de 2 km de avenida, com ciclovias e iluminação pública, urbanização, com canteiros e árvores

Equipes da Prefeitura retomaram na manhã desta terça-feira (09) o processo de revitalização e urbanização no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço. Nesta primeira fase, ocorreu a desocupação e demolição dos barracos irregulares. O próximo passo será a construção da rodovia que ligará o bairro do poço até o bairro do Feitosa.

A obra contará com mais de 2 km de avenida, com ciclovias e iluminação pública, urbanização, com canteiros e árvores. Além de melhorar o fluxo urbano, a ação também vai garantir limpeza sanitária do espaço.

Mônica dos Santos é moradora do Reginaldo há trinta e oito anos. Para ela, essa obra vai ser muito útil para a população local. “Eu já tive vários problemas como enchentes, poluição e entupimento de esgoto. Eu acredito desta vez nós vamos conseguir. Para o comércio vai ser uma coisa maravilhosa”, disse a moradora.

O secretario de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, garantiu todas as condições para que a operação acontecesse com tranquilidade, priorizando o diálogo com a população. Antes de iniciar a ação ele passou pelo local e conversou com a população sobre a importância da operação.

“O dialogo sempre vem sendo nosso maior aliado. E neste momento, é fundamental para que os moradores compreendam e colaborem. A assistência social está encaminhando as famílias para os alugueis socais e a partir de agora, a prefeitura, por meio da Seminfra, irá avançar nas obras de desenvolvimento que trará bem estar para todos que aqui residem, além de construir uma rodovia que será muito importante para toda Maceió”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), demoliu os barracos irregulares que ocupavam o entorno do canal, onde passará a nova avenida. 95% dos barracos estavam ocupados por pontos comerciais e cocheiras de animais. Os ocupantes dos barracos irregulares receberam notificação para liberarem o local e ainda tiveram prazos estendido.

A Secretaria Municipal de Assistência Social participou da operação, cadastrando os moradores que serão contemplados pelo aluguel social. Para o secretário da Municipal da Assistência Social, Carlos Jorge, todas as famílias que habitavam o local serão assistidas pela Assistência.

“Nós estamos dando celeridade para os casos das famílias que estão dentro do perfil da assistência. Estamos acompanhando caso a caso, fazendo o cadastro e viabilizando o aluguel social. Nosso papel é sensibilizar as famílias que ainda tinham moradia perto do canal, pois existe essa situação de melhoria para o local”, informou o secretário.

Os carroceiros foram contemplados com um terreno no bairro do Farol. O local foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e escolhido com a participação dos próprios carroceiros. O ambiente tem aproximadamente 400m² e já está equipado com as baias para os animais.

A ação também contou com o apoio da Guarda Municipal, os fiscais de Convívio Social e a Zoonoses para a contenção dos animais. Logo após a demolição a secretaria de Infraestrutura fará a limpeza do canal.

Secom Maceió