Prefeitura e Ministério da Saúde discutem ações do Plano de Contingência

A chegada de integrantes do MS atende um pedido do Município para fortalecer as ações preventivas nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro

Representantes da Prefeitura de Maceió, do Governo de Alagoas e do Ministério da Saúde (MS) discutem esta semana o fortalecimento das ações de saúde dentro do Plano de Evacuação para os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Nesta quarta-feira (24), técnicos do MS avaliam o plano de trabalho desenvolvido pelos agentes públicos para o caso de uma eventual evacuação da área, com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade de resposta no atendimento à população.

A chegada de integrantes do Ministério da Saúde atende um pedido do Município de Maceió para fortalecer as ações preventivas nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, uma vez que um Plano de Evacuação foi elaborado para resguardar a segurança da população, caso chova entre 30mm e 40mm no período de uma hora nas áreas consideradas crítica e de atenção.

De acordo com a coordenadora da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde, Ângela Vargas, o fortalecimento das ações envolve toda a rede de saúde, pensando num possível cenário de evacuação e melhor tempo de resposta à população. “É o fortalecimento da rede que já existe para o caso de precisarmos acolher mais pessoas. E preparar os profissionais e gestores para que esta rede possa ser ampliada em caso de necessidade. Não é um sinal de alerta ou de alarme, mas um sinal de comprometimento, de segurança, promoção e prevenção para que a gente possa dar mais garantias à população da sua segurança e da sua saúde. E também para que esta rede não seja prejudicada e que ela possa ser cada vez mais fortalecida, independente de qualquer acontecimento”, destacou a coordenadora.

A programação envolve treinamento e capacitação das equipes de trabalho dentro das ações previstas no Plano de Evacuação, incluindo simulados de mesa com profissionais da saúde municipal e estadual, com foco na definição de atribuições sobre os cenários pensados. Além disso, também haverá reuniões com os demais envolvidos no pano de evacuação – a exemplo da Defesa Civil, Polícias e Corpo de Bombeiros -, visando uma integração entre os profissionais em caso de resposta coordenada.

Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social Maceió, Marcelo Palmeira, a integração entre os entes federativos para as ações nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro é fundamental para fortalecer o atendimento à população. “Nós temos que unir todas as forças para que possamos atender aquela população. Nós temos uma grande parte dos moradores de Maceió, pois são três bairros envolvidos, afetados com este problema. São pessoas que tiveram seu dia a dia totalmente alterado. E com o risco de uma forte chuva, precisamos fortalecer as ações que a Prefeitura de Maceió já vem desenvolvendo e unir forças no atendimento aos moradores dos bairros”, reforçou Marcelo Palmeira.

Marcelo Palmeira destacou ainda o compromisso da Prefeitura de Maceió, ressaltando as ações do Plano de Contingência, que envolve diversas secretarias municipais, e a instalação da sede da Defesa Civil Municipal no bairro do Pinheiro. “A ida da Defesa Civil para o bairro [do Pinheiro] é mais uma ação que mostra que a Prefeitura de Maceió está interessada e comprometida com esta situação. Isso facilita o acesso daquelas pessoas aos serviços municipais, porque com a angústia e com o medo, elas se sentem desamparadas. Então, com a Defesa Civil mais próxima, com certeza dará uma tranquilidade para o dia a dia deles”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou profissionais da Atenção Básica, Saúde Mental, Atendimento ao Trabalhador, Vigilância Epidemiológica e da Coordenação dos Distritos Sanitários para acompanhamento das ações do Ministério esta semana em Maceió. Para a gerente de Atenção à Urgência e Emergência da SMS, Mariana Berg, o trabalho pretende será fundamental para o aperfeiçoamento e integração das respostas à população.

“Esta reunião está sendo de grande valia, porque nós, enquanto técnicos, temos a oportunidade de expor o que cada um tem feito, o planejamento e a capacidade de respostas à população dos bairros afetados e de toda Maceió, porque todos nós estamos, de alguma forma, envolvidos com esta situação”, avalia Mariana Berg.

Secom Maceió