Prefeitura entrega selo de acreditação à UPA do Trapiche

O selo reconhece a qualidade da assistência prestada aos usuários, o que torna a Unidade a primeira instituição pública de Alagoas a receber tal reconhecimento.

Mais um passo importante para a saúde municipal. Nesta sexta-feira (28), o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, entregou o selo de Instituição Acreditada Nível I pela avaliação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Trapiche da Barra. O selo reconhece a qualidade da assistência prestada aos usuários, o que torna a UPA a primeira instituição pública de Alagoas a receber tal reconhecimento.

Para Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, a certificação representa um momento significativo para a saúde do município. “Já sabíamos que as UPAs de Maceió eram muito bem avaliadas e agora a UPA Trapiche está sendo certificada como uma das que prestam o melhor serviço para a população. Isso é muito bom, pois em visitas feitas às UPAs pude ver com meus próprios olhos essa qualidade nos ambulatórios e médicos à disposição, aguardando a chegada dos pacientes. É claro que há picos de atendimento, como em todos os serviços de saúde, mas na maior parte do tempo os profissionais absorvem muito bem a demanda de usuários”, destaca o gestor.

Mariana Berg, gerente de Rede de Urgência e Emergência do Município, afirma que a certificação só vem para reforçar o atendimento de qualidade que já é prestado pelas UPAs. “Este selo mostra que o SUS pode prestar um atendimento de qualidade com o máximo de presteza e resolutividade para a nossa população, que desde o começo vem sentindo que nossa assistência é diferenciada, por meio dos elogios e feedbacks que recebemos dos usuários. Agora a população só vai ter certeza de que ela tem um atendimento de qualidade e que o SUS realmente funciona. E funciona muito bem”, comemora.

Para ganhar a certificação, ao longo do último ano, a unidade passou por reformulações estruturais, físicas e processuais. “A qualificação da assistência, a segurança dos nossos pacientes, os treinamentos e o atendimento humanizado. Tudo isso são pilares da nossa assistência. Nós buscamos sempre primar pela assistência humanizada, segura e eficiente e é por isso que agora ganhamos esse reconhecimento”, frisa Mariana Fragoso, diretora da UPA Trapiche.

Só em 2019, a UPA já atendeu mais de 55 mil pacientes, tendo uma média mensal de 10.500 atendimentos. A unidade trabalha com sistema de plantão de 24h e nesse período a população conta com nove médicos, seis durante o dia e três durante a noite entre clínicos gerais, ortopedistas e pediatras.

Vinícius Menezes, superintendente de assistência em qualidade do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), ressalta que o selo mostra o trabalho que vem sendo feito na unidade. “O ISAC se preocupa em fazer uma gestão focada na assistência com segurança e qualidade. Esse é o resultado do trabalho em equipe de todos os nossos colaboradores. Estamos muito felizes com esse resultado”, disse.

Na ocasião, as autoridades presentes promoveram o descerramento da placa e o vice-prefeito Marcelo Palmeira entregou o certificado de acreditação à direção da UPA. Como forma de reconhecer os esforços de todos os profissionais, também houve a entrega de honra ao mérito a todos os trabalhadores da UPA Trapiche.

Serviços

As UPAs estão equipadas para que os pacientes possam se beneficiar, entre outros procedimentos, de exames laboratoriais, de raio-X e eletrocardiograma. Custeada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, e gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac), as unidades têm salas de pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, pediátrica, posto de coleta de exames laboratoriais, farmácia, odontologia e posto de enfermagem, que disponibiliza atendimento 24h. A taxa de resolutividade da UPA Trapiche é de 99%.

Ascom SMS