Prefeitura: Primeira Infância Cidadã divulga programa nos bairros

Equipes estão visitando escolas, unidades de saúde, igrejas e instituições para divulgar a ação que atenderá a 1500 famílias em Maceió.

Equipes do Programa Primeira Infância Cidadã, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), já começaram a visitar os locais e equipamentos sociais das regiões em que o programa irá atuar em Maceió. Segundo a coordenadora do programa, Wellida Santos, essas visitas têm o objetivo de divulgar o Programa Primeira Infância Cidadã nos bairros em que as equipes atuarão.

“Além de informar sobre o programa, eles estão visitando escolas, unidades de saúde, igrejas e instituições para articular ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, promoção e defesa dos direitos da criança no Município, que possam fortalecer a atenção ao público prioritário do programa”, explicou Wellida.

Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, é muito bom ver que os profissionais do Primeira Infância Cidadã já estão atuando nos seus territórios. “Essa articulação intersetorial inicial é de suma importância para que mais famílias, gestantes e crianças tenham acesso ao programa Primeira Infância Cidadã e as demais políticas públicas que têm direito”, destacou.

O programa Primeira Infância Cidadã atenderá a 1500 famílias em Maceió. O público alvo são crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção. Os bairros beneficiados são Benedito Bentes, São Jorge, Jacarecica e na região da Área Lagunar. As equipes do programa ficarão nos Cras Bela Vista, no Sítio São Jorge, no Cras Área Lagunar, no Prado e Selma Bandeira no Benedito Bentes.Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz, intitulado em Maceió como Primeira Infância Cidadã, é um programa do governo federal que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares e envolvem ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Programa estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que relacionam-se diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância, e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

Ascom Semas