Programa Na Rota da Merenda Legal chega à região da bacia leiteira alagoana

Encontro realizado no município de Batalha reuniu dirigentes de cooperativas, gestores municipais e estaduais

Com foco em aumentar a participação do cardápio da agricultura familiar na rede pública de ensino, o programa Na Rota da Merenda Legal segue a todo vapor. Na última terça-feira, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL), realizou mais um encontro do programa, desta vez no município de Batalha. 

Segundo o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, o programa é uma iniciativa inovadora e que tem como objetivo o fortalecimento do cooperativismo, além de buscar promover uma alimentação saudável para os estudantes da rede pública de ensino. 

“O programa Na Rota da Merenda Legal não apenas conecta prioritariamente quem compra e quem vende através das cooperativas, mas ao mesmo tempo constrói uma pauta assertiva de discussão com os gestores da rede pública de ensino, mostrando a importância da inclusão desses alimentos no cardápio escolar e gerando uma alimentação mais saudável aos estudantes a medida em que fortalece o cooperativismo”, disse o secretário. 

A vice-presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL), Maria José, reforçou a importância do programa que tem como um de seus pilares a valorização dos produtos ligados à agricultura familiar. 

“Para nós, esses encontros são de extrema importância, pois possibilitam os gestores de entidades municipais e estaduais conhecerem a gama de produtos ligados à agricultura familiar em Alagoas”, pontuou a gestora. 

O encontro contou com a presença do governador em exercício, Ronaldo Lessa, do prefeito de Batalha, Wagney Dantas, do secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, além de representantes das secretarias estadual e municipal de Educação, da Unicafes/AL e de outras entidades ligadas ao segmento cooperativista de Alagoas.

Agência Alagoas