Rui discute segurança com especialistas de Recife e Medellín

O prefeito Rui Palmeira se reuniu com o secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de Recife, Murilo Cavalcanti, e com o consultor colombiano em Gestão Pública, Projetos Urbanos e Cultura, Jorge Melguizo, na tarde desta terça-feira (05), para compartilhar experiências para o combate à violência.

Segundo Rui, a vinda dos dois especialistas é muito importante para Maceió. “Sem dúvida é uma oportunidade de ouvir, mais uma vez, sobre o trabalho que realizam. Murilo é um parceiro de Maceió, já esteve aqui fazendo palestras e trocamos experiências. Jorge, que é de Medelín, cidade que visitamos em 2013, nos traz um modelo de combate a violência muito interessante. Por isso é muito importante fazer essa unificação de ideias, Medelín, Recife e Maceió, e buscar trazer essas ações que deram certo lá fora para Maceió”, disse.

Durante o encontro foram discutidas as políticas integradas de cidadania para reverter as escalas de violência e diminuir as desigualdades nos grandes centros urbanos. Na ocasião, também foi tratado o modelo de gestão da Praça PEC, no Benedito Bentes, que terá ações culturais e de esporte e lazer.

“Hoje há uma epidemia de violência. Isso acontece em Recife, Fortaleza, Maceió, além de outras cidades. É preciso buscar novas alternativas para enfrentar a violência urbana, não apenas com polícia, porque essa sempre foi a prática, a da repressão. Os prefeitos têm papel fundamental nessa política de integração e prevenção”, destacou Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana do Recife.

Ainda segundo o gestor pernambucano, o convite de Rui Palmeira, para debater com todo o seu secretariado sobre o combate mais amplo à violência, foi muito bem vindo. “O prefeito de Maceió está de parabéns por essa iniciativa de envolver todo o seu secretariado em uma política de valorização da vida. Somente dessa forma conseguiremos, pelo menos, amenizar essa violência que sofrem os grandes centros urbanos brasileiros”, afirmou.

Jorge Melguizo foi um dos protagonistas da implantação de políticas públicas que transformaram Medellín, atuando nos cargos de secretário de Cultura Cidadã (2005 – 2009) e secretário de Desenvolvimento Social (2009 – 2010). Para ele, compartilhar experiências é um grande passo para a mudança.

“Medelín, durante 20 anos, foi a cidade com a maior taxa de mortes violentas no mundo. Cerca de 60 mil pessoas morreram de forma violenta nesse período. Vivíamos uma situação crítica. Mas, em poucos anos, ela se recuperou e hoje é uma das cidades colombianas com a melhor qualidade de vida e nossa taxa de homicídios caiu 95%. Foi essa transformação urbana, social, educativa e cultural que vim compartilhar com a Prefeitura de Maceió com a intenção de mostrar o que pode ser feito aqui”, colocou.

Flávia Farias/ Secom Maceió